Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Acadêmicos de Medicina exigem retorno das atividades para auxiliar durante pandemia
Data:06/11/2020 - Hora:09h44
Acadêmicos de Medicina exigem retorno das atividades para auxiliar durante pandemia
Divulgação

Estudantes de medicina da Unemat e UFMT protestam contra o descaso das universidades em ofertar o retorno do internato para as turmas. Segundo eles, os estudantes estão parados e poderiam estar ajudando na mão de obra da saúde dos munícipios de Cuiabá e Cáceres, respectivamente, durante a pandemia.

Enquanto a Unemat possui o curso de medicina em Cáceres, a UFMT oferta a opção em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis.

As instituições de ensino público paralisaram as atividades no início da pandemia, em março de 2020, e desde então, apenas atividades de Ensino a distância (EAD) retornaram, porém, no caso dos estudantes de medicina é necessária a liberação e trâmite para efetuar as atividades presenciais.

Em nota, o Centro Acadêmico XII de Abril, representante dos estudantes de medicina da UFMT – Campus Cuiabá, demonstrou repúdio quanto à situação da falta do internato. Além disso, solicitaram o retorno das atividades do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) “em sua função de hospital de ensino e principal campo de prática da faculdade de medicina da UFMT – Campus Cuiabá”.

Os alunos alegam que universidade é a única da Baixada Cuiabana a não retornar às atividades presenciais e estaria causando danos à população. “É descomedido o prejuízo aos alunos e à população mato-grossense ao se manter vagas públicas ociosas por tanto tempo, sobretudo porque Mato Grosso é um estado carente de profissionais médicos”, declaram.

Segundo os estudantes da UFMT, as reclamações foram ouvidas e o HUJM se comprometeu a ofertar o retorno para os internos a partir do próximo dia 23.

Na Unemat, o estudante Bruno Henrique, 34, relata que a volta seria benéfica para a população de Cáceres, nesse momento em que a saúde está precária. “A gente voltar é bom pra todo mundo, né?”, diz. Segundo informações, após várias tentativas, a universidade ouviu os acadêmicos depois do protesto pacífico na manhã de quarta-feira (4).

Os alunos do 4º e 5º aproveitaram a oportunidade de uma reunião para movimentar e chamar a atenção para o problema, mas respeitando todas as normas de cuidados, utilizando máscaras e mantendo distanciamento social.

Após conversar com os manifestantes, a reitoria disse que os estudantes precisariam organizar documentos, juntamente à coordenação, para levar à uma reunião que acontecerá em dezembro.

Em conversa com a reitoria da Unemat explica que somente foram retomadas as atividades não presenciais, buscando a segurança dos alunos, e as presenciais, para retorno, necessitam de uma tramitação feita pelos cursos. A equipe de reportagem entrou em contato com a coordenação do curso de Medicina da Unemat, responsável pelos tramites, e não obteve resposta.

 



fonte: Izabelle Borges/GD



rotary anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary alimento
Multivida
rotary
High Society
Quem comemora mais um ano de vida nesta quinta-feira é o empresário André Merotti, que reuniu familiares e rol de amigos numa confraternização em sua fazenda no fim de semana. Seja feliz, aproveite o seu dia e saiba que nós desejamos as coisas mais belas e especiais para o seu aniversário. Tim Tim. Na foto com os pais.  Domingo foi dia de comemoração para a família Castrillon Mendes, a ilustre professora e leitora assídua do JCC, Olga Maria festejou mais uma primavera. Que Deus abençoe este novo ano e te presenteie com aquilo que seu coração almeja, realizando todos os teus sonhos. Felicidades! Nosso bom dia ao leitor assíduo Matias, da Negrão Auto Peças, que acompanha todas as manhãs as notícias e fatos da Princesinha.  Agradecemos a preferência e desejamos um excelente trabalho a toda equipe.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados