Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Sem missas nos cemitérios, Paróquias de Cáceres têm programação para Dia de todos os Santos e Fin
Data:30/10/2020 - Hora:08h45
Sem missas nos cemitérios, Paróquias de Cáceres têm    programação para Dia de todos os Santos e Fin
Catedral fará 2 celebrações no Dia de Finados (Foto: Arquivo)

A celebração de Finados é uma das datas mais importantes entre os rituais religiosos da tradição cristã católica. O objetivo principal é relembrar a memória dos mortos. 

Para a Igreja Católica, o dia 2 de novembro é dedicado aos fiéis defuntos, onde parentes e amigos rezam pelos entes queridos que já contemplam a face de Cristo na morada eterna.  

Padre Evandro Stefanello, destaca que a Igreja Católica não festeja, e sim celebra a data. “A Igreja faz memória aqueles que já partiram. É um momento de reforçar a lembrança forte e significativa acerca da vida. Mas é preciso salientar: o sentimento é de lembrança e, ao mesmo tempo, de esperança na vida. Nós não celebramos a morte e sim a vida. Para que aconteça a morte, primeiramente tem que existir a vida. E estando com Deus essa vida tem mais significado”, explica o sacerdote. 

Entretanto, por conta da pandemia do Coronavírus e pelas recomendações para se manter o distanciamento social, em Cáceres, os cemitérios estão impedidos por decreto de abrirem para visitação na data consagrada aos mortos. Assim com o impedimento da tradicional Missa Campal nos cemitérios, a Diocese de São Luiz programou várias missas para o Dia de todos os Santos e Dia de Finados. 

De acordo com Padre Evandro, no domingo (1) em que se celebra o Dia de todos os Santos serão realizados várias missas em ação de graças, na Catedral São Luiz, terá três celebrações às 7h, 10h e 19h; na Igreja Imaculada Conceição às 16 h; na Comunidade Santa Luzia às 7 h; na Comunidade Sagrada Família às 8h 30; na Comunidade São João Bosco às 17h 30 e na Comunidade São Francisco às 19 horas.  

Já para a segunda-feira (2), Dia de Finados, na Catedral haverá missa em dois horários às 8h e as 19h. Para este ano, atípico, a igreja orienta aos fiéis para evitarem as aglomerações, usarem máscaras e álcool em gel. 

História de Finados 

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. Segundo os relatos da época, esse monge notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas. 

 O dia dois de novembro foi escolhido pela proximidade com o Dia de Todos os Santos (comemorado na véspera, dia um de novembro) quando a Igreja celebra todos aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, esse dia ficou consagrado à celebração daqueles que morreram e não costumavam ser recordados nas orações. 

 

Pe Evandro diz que data é momento de reflexão (Foto: Arquivo) 




fonte: Da Redação



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados