Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Acta Corriére
Data:30/10/2020 - Hora:08h28
Acta Corriére
Montagem JCC

Parece que foi ontem, diriam os extremos saudosistas, apenas 59 anos A.C (antes de Cristo) no calendário juliano. Para alguns, o século XVII A.C e outros vão mais além, 7 milênios a contar da era judaica, que a comunicação homo-sapiens debutava no Acta-Diurna em cidades da Suméria (cite-se Mesopotâmia) pelos atos do imperador Júlio Cezar. O Acta, jornal gravado em folhas de pedras, exposto em espaços de Roma, tinha em seu conteúdo, notas esportivas de gladiadores, notícias militares e obituário, dentre outras. Mais recentemente, em 713 D.C (depois de Cristo), o Noticias Diversas, fazia sucesso em Kaiyuan na China e quase 7 séculos depois, em 1440, Guttemberg criava os títulos móveis, a imprensa revolucionária, cujo maior sucesso foi a edição da primeira Bíblia Sagrada. Aqui em terras de além-mar, reino tupiniquim, no dia 10 de setembro de 1808 surgiu o primeiro jornal impresso, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pelo frei português Tibúrcio José da Rocha, com circulação até 1821 na pena e cuca do jornalista Manoel Ferreira de Araújo Magalhães. Curiosamente, 140 anos após a Gazeta sair do ar, em Cáceres, nascia o Correio Cacerense, no dia 28 de outubro de 1961. Em números, apagando as 59 velinhas do seu jubileu de cereja na última quarta-feira e já garimpando a sua triunfal entrada para as bodas de diamante a se comemorar em 2021. Apesar de inúmeros desafios, percalços e óbices, mais acentuados com o advento nefasto da pandemia do Covid-19 somos otimistas quanto ao futuro, mesmo porque  o patrono do JCC é o santo das causas impossíveis, nosso padrinho São Judas Tadeu. Assim como diversos segmentos, fomos forçados a recuar na estratégia sócio-econômica, para encarar este flagelo, lutar nesta batalha pra não perder a guerra. Convenhamos, uma atitude pensante, que exige sacrifícios, cuja compreensão, agradecemos aos parceiros leitores, assinantes e anunciantes, cujos contratos serão honrados a posteriori de forma plural.  Não por acaso, este foi o compromisso da primeira edição do Correio Cacerense no dia 28 de outubro de 1961, ipsi-letter's: "O Correio Cacerense estará ao lado se todas as causas justas, suas páginas estão á disposição de todos aqueles que estiverem ao lado da justiça, especialmente as pessoas de boa vontade. Não é contra ninguém, a favor da coletividade,  não tem partidarismo público político. Seu partido é o povo, sem siglas, iniciais, cores e faixas!" Quase 6 décadas passadas, ratificando as palavras do editor Wilson de Campos naquela edição de 1961, entramos na reta do diamante, que,  com a graça de Deus,  após este ano aziago, juntos comemoraremos em 2021. In-fine memorian ad vitam aeternam, Dércio Cruz, Odilon Viegas Muniz, Claudio José de Carvalho, Aloísio Coelho de Barros e claro, a eterna dama do jornalismo cacerense Orfélia Michelis, cujo legado glorioso, será sempre eterno como os diamantes. 

N.E: Carpe diem, qui la vita continuati, sob o comando daquela cujas 4 letras do nome traduz a Rainha das flores, Rosa (N.E) - Nota do Editor 




fonte: Da Redação



anuncie aqui JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados