Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Cáceres receberá programa de Produção Sustentável de Bezerros no Pantanal
Data:27/10/2020 - Hora:09h24
Cáceres receberá programa de Produção Sustentável de Bezerros no Pantanal
Projeto começará em Cáceres (Foto: Ilustrativa)

 

Produtores de bezerros localizados no bioma Pantanal, em Mato Grosso, poderão contar com um programa especial de assistência técnica, buscando a sustentabilidade, a inclusão de pequenos criadores e a conservação dos recursos naturais. A proposta está sendo desenhada entre a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), que já são parcerias em uma iniciativa semelhante desenvolvida na região do Araguaia: o Programa de Produção Sustentável de Bezerros.
O ponto de partida foi a assinatura de uma Carta de Intenções entre Acrimat e IDH, estabelecendo o interesse em trabalhar conjuntamente para o desenho da expansão do Programa de Bezerros para o Pantanal. 

Nos próximos meses, as instituições vão trabalhar para planejar os detalhes do Programa pantaneiro, que começará em Cáceres e será levado para outros municípios no decorrer da implementação. Para isso, a IDH já viabilizou os recursos financeiros necessários a serem utilizados como contrapartida do setor privado na implementação do Programa. 

O objetivo é transformar pequenas propriedades produtoras de bezerros de baixa tecnologia em propriedades de alta performance. O economista e consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, considera a expansão do Programa uma importante decisão da diretoria da Associação. "Apoiar a implementação deste Programa no bioma Pantanal, especialmente neste momento em que testemunhamos os graves problemas que passam os pecuaristas, em função dos incêndios que assolaram propriedades e mataram animais e geraram danos financeiros incalculáveis, é imprescindível", adicionou. 

Através do Programa, os criadores terão acesso a assistência técnica para regularização fundiária e ambiental, intensificação da produção, restauração de áreas florestais, além de apoio para o acesso a investimentos e conexão com o mercado. Tudo isso, visando o aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida do produtor. 

"Nós sabemos que a situação no Pantanal demanda muita atenção e esperamos poder contribuir na construção de soluções, com investimentos e tecnologia para apoiar os produtores de bezerros no bioma", disse Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina. 

O Pantanal 

É uma das maiores planícies inundáveis do planeta, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio natural da humanidade. No Brasil, está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se estendendo até a Bolívia e o Paraguai. O Pantanal corresponde a cerca de 7% (60.900 km²) do território mato-grossense, que possui mais de 903 mil km² de extensão.
A pecuária é uma atividade econômica desenvolvida há décadas, cuja adoção de tecnologias aplicadas aos sistemas produtivos ficou defasada, aumentando a pressão sobre os recursos naturais e tornando a melhoria de vida dos pequenos produtores num grande desafio. 

Em 2020, o bioma sofreu com a grande incidência de queimadas, o que vai demandar ainda mais apoio para o processo de recuperação e retomada do desenvolvimento com suporte especial aos produtores locais. 

O Programa Produção Sustentável de Bezerros 

Tem o objetivo de mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia da pecuária para torná-la cada vez mais inclusiva e financeiramente sólida. É coordenado pela IDH, com investimentos do Grupo Carrefour e Fundação Carrefour, e tem como parceiros implementadores a Acrimat, no Vale do Araguaia, e a empresa NatCap, no Vale do Juruena. Atualmente, 251 fazendas integram o Programa e a previsão é chegar a 457 até o final de 2021. Os investimentos previstos para a execução das atividades são de 3,5 milhões de euros. 

 




fonte: Assessoria



rotary anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados