Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Alimentação e o câncer de mama
Data:20/10/2020 - Hora:08h01

O câncer é uma das doenças mais temidas por todos e vários fatores contribuem para o desenvolvimento de tumores, entre eles a genética e alimentação. Ele é o que mais acomete mulheres no Brasil (excluídos os tumores de pele não melanoma). 

Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição. Não podemos deixar de reforçar que, sim, a alimentação tem papel fundamental na prevenção do câncer, seja qualquer for a origem. 

Quando se trata de câncer de mama, temos que considerar os fatores que estimulam a causa dessa doença nas mulheres. O estresse, baixa qualidade de sono, uso exagerado de bebida alcoólica, cigarro e, principalmente, o consumo de alimentos ultra processados são alguns elementos que favorecem a enfermidade. 

Traduzindo de forma geral, a nutrição não garante cura e prevenção exata do câncer, porém pode diminuir as incidências dessa doença. 

Propondo soluções. O ponto de partida para indicar os alimentos é primeiro entender que é uma doença que atinge as glândulas mamárias, regiões de grande circulação e presença de tecido adiposo. Por isso, as vitaminas que melhoram a saúde e qualidade do tecido adiposo são indicadas. Entre as com melhor desempenho estão vitamina D, E, e K, gorduras monoinsaturadas, azeite, abacate, castanhas, chia, linhaça, peixes, vegetais verdes escuros, frutas, sementes de girassol, abóbora e gergelim. Não podemos esquecer que alimentos orgânicos proporcionam, também, mais qualidade na disponibilidade de nutrientes. 

As gorduras, sendo um tecido, recebem alterações constantes e estão mais disponíveis para processos inflamatórios que ocasionam o desenvolvimento de tumores. 

Muitas enfermidades como obesidade, diabetes, doenças cardíacas tornam a pessoa predisposta para o câncer. Associar yoga, terapias alternativas como aromaterapia e acupuntura melhoram também o stress, assim como nossa boa e acessível atividade física. 

Diminuir o consumo de carnes vermelhas e ultra processadas como salame, bacon, calabresa e salsicha também é indicado, sempre. 

Para finalizar, uma alimentação tem papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer, como indica o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Assim como a atividade física, que promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama (pós-menopausa). 

Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo ela traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde como um todo. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gosta. A duração (tempo) torna-se mais um elemento, não o principal. 

É importante limitar hábitos sedentários, como assistir televisão, usar por muito tempo celular, tablet e computador ou jogar videogame. 

A nutrição é a ciência que previne doenças. Cuidar com muita atenção da alimentação pode diminuir as chances de ser acometido pela doença. ___***Camila Delgado é nutricionista com especialidade em nutrição esportiva  




fonte: Camila Delgado



anuncie aqui JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados