Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cáceres se despede do artista plástico Sebastião Mendes
Data:10/10/2020 - Hora:09h37
Cáceres se despede do artista  plástico Sebastião Mendes
Sebastião Mendes deixará saudades aos amigos e ao mundo artístico (Foto: Arquivo)

Cáceres se despediu ontem de um de seus maiores artistas plásticos. De um talento surpreendente, mas acima de tudo um ser humano fantástico, Sebastião Mendes, faleceu aos 54 anos, vítima de morte súbita em seu sítio, na região do Taquaral, quando segundo informações ajudava no combate a um incêndio num sítio vizinho.   

Autodidata, ele começou a desenhar e pintar aos oito anos de idade e aos 16 participou de sua primeira exposição coletiva, sendo que em 1995, começou a expor seus trabalhos pela Europa, passando por países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bélgica, Espanha, Suíça, Noruega, Finlândia e Nova Zelândia, Austrália, etc.  

No Brasil, sua obra foi apresentada ao público nos Estados de Mato Grosso, São Paulo Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros.   

Sua especialidade era observar a riqueza dos detalhes para transformá-la em arte, que ganhava beleza em cores e formas. Em suas obras o artista expressava o cotidiano da cultura mato-grossense na figura do ‘caboclo’, em uma mistura de pluralidade cultural-brasileira, mostrando nas telas a ‘Brasilidade e a Cultura Mato-grossense’. O homem do campo em sua rotina, pensando na vida, no descanso da lida sentado no pé de uma árvore, a mulher ribeirinha perto de um aguapé ou uma flor, pescadores na canoa, enfim, todas as cenas da simplicidade da vida do mato-grossense. 

Mendes era considerado pelos críticos de artes como um dos principais nomes do Expressionismo Figurativo do país. O artista caracteriza-se pela abordagem do cotidiano pantaneiro, com traços que chamam a atenção pela sobreposição de cores, luminosidade e leveza.  

Ele ocupava a cadeira número três da Academia Brasileira de Belas Artes, por onde passaram grandes artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, sendo esta última sua grande inspiração e influenciadora. 

Nas redes sociais, amigos, parentes, admiradores, artistas lamentaram a precoce partida do artista que deixa aos cacerenses um legado eternizado por meio da arte, retratando o amor à sua terra.  

Algumas de suas obras:

BRASILDADES

CULTURA MATOGROSSENSE

DIA DO PESCADOR

MÃE E FILHO COLHENDO PEQUI

MULHERES TOCANDO VIOLA DE COCHO

NAMORO NO JARDIM

CONECTANDO COM O MUNDO - Obra exclusiva para o Rotary

SOCANDO PAÇOCA

SÃO FRANCISCO DE ASSIS COM BICHOS DO PANTANAL

TRIO IMPECÁVEL

VIDA NO CAMPO II

 




fonte: Da Redação



rotary AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sicredi
rotary
rotary alimento
High Society
Energias positivas ao príncipe Samuel Maciel que comemora seu terceiro aniversário e festeja apagando velinha ao lado da vovó Isabel, dos pais Wellington e Darlene.  Desejo que este dia seja muito feliz e que você pule, dance e brinque com muita alegria no coração. Feliz Aniversário e que você possa assoprar muitas velinhas.  O médico veterinário Reginaldo Bicudo, proprietário da Panvet, aniversariou nesta semana e comemorou a data com familiares e colaboradores, recebendo todo carinho e honras que o dia maior oferece. Nossos parabéns com votos de um ano pleno de saúde e felicidades.     Aniversariou na quinta-feira, a competente enfermeira Michelline Tavares. Que brindou a idade nova na intimidade com a família cercada do carinho do amado Geva e dos filhos Arthur e Cecília. Feliz Ano!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados