Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cáceres, Princesa que nasceu Rainha
Data:05/10/2020 - Hora:11h20
Cáceres, Princesa que nasceu Rainha
Reprodução

“Oh Cáceres querida, que do pensamento não saiÉs um pedaço da minha vida Oh princesinha do Paraguai”, com essa música de Ênio Arruda, iniciamos nosso trabalho relembrando o que já escrevemos a cada edição especial de aniversário de nossa Princesinha Cáceres, nossa história na cidade é longa e marcada por ter a honra de reportar os principais acontecimentos desta terra de São Luís que hoje comemora mais um ano de fundação. Entramos nos anos 242 da história de Cáceres, cuja comemoração é digna de uma Princesa que nasceu Rainha, frase imortalizada na música Estrela Fronteiriça, do jornalista, advogado e musico Daniel Macedo, (página no youtube Lorde Dannyelvis). 

Um pouco de história não faz mal a ninguém, sobretudo, quando falamos daquela cidade que guardamos a sete chaves no lado esquerdo do peito. Então que rufem os tambores e soem as trombetas, assim o capitão-general Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres registrou o cumprimento de sua ordem pelo tenente de dragões Antônio Pinto do Rego e Carvalho para fundar, erigir e povoar a Vila Maria do Paraguai em 1778, hoje Cáceres. 

As razões para a fundação do povoado foram a necessidade de defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso; a comunicação entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e, pelo rio Paraguai, com a capitania de São Paulo; e a fertilidade do solo no local, com abundantes recursos hídricos  

Começou como Rainha, Dona Maria de Portugal, homenageada em Vila Maria do Paraguai, germinou em Jacobina, teve seus dias áureos em Descalvados, berço de heróis de nossa história, e com o avanço despertou São Luís de Cáceres, promissora cidade às margens do caudaloso Rio Paraguai, que continua banhando a orla daquela que se tornou Princesa, guindando o padroeiro São Luís de França ao altar de sua Igreja matriz, onde abençoa o cotidiano desse povo hospitaleiro. De Jacobina onde a semente foi plantada, germinando em Descalvados, berço de guerreiros, a terra de São Luís fruto do trabalho e fé em Deus de sua gente, superou e vem superando os desafios. Uma terra abençoada com um paraíso ecológico, filão turístico, mas Cáceres com sua imponência de Princesinha do Pantanal, acolhe o forasteiro por amor e por suas ruas estreitas e casarões centenários contam um pouco da sua história. Rincão abençoado por Deus e bonito por natureza, sua fauna e flora são bênçãos divinas que ilustram o pano de fundo de sua fina estampa. 

Cáceres, berço do maior Festival de Pesca embarcada do mundo, legado do saudoso Aderbal Michelis. Terra de gente boa e feliz, cercada de uma beleza ímpar, que encanta os olhos de quem aqui vive e visita. 

Cáceres assinala hoje seu 242º aniversário. E neste momento tão especial em que celebramos mais um aniversário da Princesinha, nós da família "Jornal Correio Cacerense" queremos congratular com todos os cacerenses pelo esforço de cada um na construção diária da cidade, aos que aqui nasceram e aos que escolheram essa terra para ser sua e participar ativamente da construção de sua história. 

Parabéns Cáceres! Nos seus 242 anos vamos celebrar o seu passado e o seu presente, porque é muito bom viver na cidade em que se vê o “futuro no horizonte”. Bom dia! 

 




fonte: Da Redação



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
SEcretaria Saúde
rotary alimento
High Society
Quem comemora mais um ano de vida nesta quinta-feira é o empresário André Merotti, que reuniu familiares e rol de amigos numa confraternização em sua fazenda no fim de semana. Seja feliz, aproveite o seu dia e saiba que nós desejamos as coisas mais belas e especiais para o seu aniversário. Tim Tim. Na foto com os pais.  Domingo foi dia de comemoração para a família Castrillon Mendes, a ilustre professora e leitora assídua do JCC, Olga Maria festejou mais uma primavera. Que Deus abençoe este novo ano e te presenteie com aquilo que seu coração almeja, realizando todos os teus sonhos. Felicidades! Nosso bom dia ao leitor assíduo Matias, da Negrão Auto Peças, que acompanha todas as manhãs as notícias e fatos da Princesinha.  Agradecemos a preferência e desejamos um excelente trabalho a toda equipe.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados