Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cáceres e mais 9 cidades participam da pesquisa do governo de monitoramento a infecção pela Covid-1
Data:18/09/2020 - Hora:08h23
Cáceres e mais 9 cidades participam da pesquisa do  governo de monitoramento a infecção pela Covid-1
Pesquisa testará cerca de 4.500 pessoas no Estado (Foto: Divulgação)

Teve início na quarta-feira a pesquisa do Governo de Mato Grosso que tem o objetivo de monitorar a infecção pela Covid-19 no Estado. A pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas. 

A coleta de dados está prevista para acontecer até o dia 23 do corrente mês – podendo ser prorrogada. De acordo com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a redação final dos resultados deve ser divulgada em outubro, após alinhamento com os municípios. 

Entre as cidades que integrarão os estudos estão: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. 

“Com essa pesquisa teremos condições de saber a porcentagem da população que já teve Covid-19. Esses dados nos ajudarão na tomada de decisões. Então, peço a colaboração da sociedade para receber em suas residências os agentes de saúde uniformizados e cooperar para esta importante ação”, comenta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

O trabalho é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo.  

A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal e a realização se dará por meio de teste de sangue. As análises serão feitas exclusivamente pelo o Laboratório Central do Estado (Lacen); já as coletas serão feitas por agentes de saúde, por meio das Secretarias Municipais. Como medida de biossegurança, a equipe será testada três dias antes do início das atividades de campo, utilizará Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fará novo teste depois de 7 dias do término da coleta de dados e processamento das amostras. 

Municípios envolvidos e metodologia 

Os municípios selecionados terão amostras coletadas de 250 a 700 pessoas, de acordo com o número populacional. O setor censitário testado será sorteado, bem como a casa e o morador do domicílio. 

Para o início da aplicação da pesquisa, que testará cerca de 4.500 pessoas em Mato Grosso, foi realizada reunião de alinhamento com os técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde. A ação foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e também ocorreu reunião do secretário de Estado de Saúde com os gestores municipais. 

A SES fornecerá aos municípios todo o insumo necessário, sendo a única contrapartida das gestões municipais a equipe para supervisionar e coletar os dados da pesquisa. 

 

 




fonte: Assessoria



rotary anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados