Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Melhor antídoto para o cuidado da casa comum
Data:18/09/2020 - Hora:08h10
Melhor antídoto para o cuidado da casa comum
Reprodução

O Papa Francisco destacou que o melhor antídoto para o cuidado da casa comum é a contemplação. “Para sair de uma pandemia, é preciso cuidar-se e cuidar uns dos outros” e acrescentou que “o cuidado é uma regra de ouro da nossa condição humana e traz consigo saúde e esperança”. 

“Cuidar-se e cuidar uns dos outros. Temos de apoiar aqueles que cuidam dos mais frágeis, dos doentes e idosos. Os cuidadores desempenham um papel essencial na sociedade de hoje, embora com frequência não recebam o reconhecimento nem a remuneração que merecem”, afirmou. 

Nesta linha, o Papa disse que “devemos dirigir este cuidado também à nossa Casa comum: à terra e a cada criatura” porque “todas as formas de vida estão interligadas, e a nossa saúde depende daquela dos ecossistemas que Deus criou e dos quais nos encarregou de cuidar. Por outro lado, abusar deles é um pecado grave que nos prejudica e nos faz adoecer". 

“O melhor antídoto contra este uso impróprio da nossa Casa comum é a contemplação”, expressou o Santo Padre que advertiu que “quando não se aprende a parar a fim de admirar e apreciar o que é belo, não surpreende que tudo se transforme em objeto de uso e abuso sem escrúpulos”. 

No entanto, o Papa recordou que “a nossa Casa comum, a criação, não é um mero ‘recurso’”, pois “as criaturas têm um valor em si e ‘refletem, cada uma à sua maneira, um raio da infinita sabedoria e bondade de Deus’” e para descobrir esse valor e esse raio de luz divina é necessário “silêncio, escuta e contemplação” porque “a contemplação também cura a alma”. 

“Sem contemplação, é fácil cair num antropocentrismo desequilibrado e soberbo, eu no centro de tudo, o que sobredimensiona o nosso papel de seres humanos, posicionando-nos como dominadores absolutos de todas as outras criaturas”, explicou o Papa, acrescentando que “sem dúvida, podemos e devemos trabalhar a terra para viver e para nos desenvolvermos. Mas trabalho não é sinônimo de exploração, e é sempre acompanhado pelo cuidado: lavrar e proteger, trabalhar e cuidar.  

“Tem uma coisa que não devemos nos esquecer, quem não sabe contemplar a natureza e a criação, não sabe contemplar as pessoas... Se você não sabe contemplar a natureza, é difícil que saberá contemplar as pessoas”, advertiu o Papa. 

Por outro lado, o Santo Padre destacou que “quem sabe contemplar, começará mais facilmente a trabalhar para mudar aquilo que produz degradação e danos para a saúde” e “compromete-se a educar e a promover novos hábitos de produção e de consumo, a contribuir para um novo modelo de crescimento econômico que garanta o respeito pela Casa comum e o respeito pelas pessoas”. 

Por isso, o Santo Padre exortou-nos a ter uma “relação fraterna” para nos tornarmos “guardiães da Casa comum, guardiães da vida e guardiães da esperança” e cuidar “da herança que Deus nos confiou para que as gerações futuras possam desfrutá-la”. 

Finalmente, disse que “cada um de nós pode e deve se tornar um ‘guardião da Casa comum’, capaz de louvar a Deus por suas criaturas, contemplando-as e protegendo-as” e acrescentou que para isso é importante contemplar para cuidar, proteger e deixar uma herança às gerações futuras. 




fonte: acidigital



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary alimento
SEcretaria Saúde
zoom
High Society
Desejamos sucessos a nova gerente do Atacado Pantanal, Girlaine da Cruz Matos, que faz parte da família Juba desde 2012, com boa experiência comercial ela exercia as funções de fiscal de caixa no Jubão, e esta semana assumiu a gerência da loja. Parabéns ao Grupo Juba pela valorização e oportunidades de crescimento aos colaboradores. Um click mais que especial a aniversariante do fim de semana, Cristina Ferreira, que recebe os abraços dos companheiros rotarianos, amigos e familiares que cantam o tradicional Parabéns! Desejamos um ótimo dia e um Feliz Aniversário! Casal nota 1000 Erze Souza e Ryvia Sodré, que são presença marcante nos acontecimentos mais mais da city.  Grande abraço.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados