Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Data:15/09/2020 - Hora:08h32

Sem chuva fogo alastra causando destruição (Foto: Reprodução)

Em Cáceres queimadas estão fora do controle, cidade  

ocupa terceira posição no Estado em focos de calor 

 

As queimadas consumiram cerca de 1,7 milhão de hectares de todo o estado mato-grossense

 

Da Redação 

Os incêndios em Mato Grosso neste período do ano são comuns, mas em 2020 as chamas atingiram proporções que puseram em alerta o País. Em estudo realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) as queimadas consumiram cerca de 1,7 milhão de hectares de todo o estado mato-grossense, o que equivale a uma área cinco vezes maior que a capital Cuiabá e cerca de onze vezes o território da cidade de São Paulo. As queimadas nos últimos meses têm deixado um rastro de destruição em vários municípios do Estado.  

De acordo com o Informativo nº 15 do Centro Temporário Integrado de Coordenação Operacional, Cáceres ocupa a posição de terceira cidade do Estado com maior número de focos de incêndio, perdendo apenas para Poconé e Barão do Melgaço. De acordo com o documento no período de 01 de julho a 09 de setembro, foram registrados no município de Cáceres 1.371 focos de calor. 

Os números são evidenciados pelas ocorrências registradas, somente na última semana uma pessoa morreu vítima do fogo, fazendas destruídas, animais mortos, na sexta-feira as chamas destruíram um prédio desativado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e no sábado (12) a vegetação e escadaria da Dolina Água Milagrosa, com mais de 150 degraus ficou totalmente destruída após fogo descontrolado na região que fica há 20 quilômetros da cidade.  

E sem previsão de chuvas para a região, a perspectiva é de que as queimadas continuem a se alastrar, mesmo diante de todo o esforço empreendido pelo exército, Corpo de Bombeiros, brigadistas contratados e todo o aparato usado, não estão se mostrando suficientes para controlar o fogo.  

Em rede social o Tenente-Coronel BM Vicente Manoel de Deus Neto, com mais de 29 anos de serviços como bombeiro, afirma que nunca viu algo parecido com o que vem ocorrendo no Estado.  

Na página do instagram @DestinosTuristicosMT, várias pessoas lamentaram a destruição causada pelo fogo na Dolina. A equipe responsável pelo local comentou: “Nós da Dolina Água Milagrosa estamos muito tristes com o ocorrido neste sábado (12). Esse incêndio florestal nos pegou de surpresa, foram inúmeros esforços para tentar controlar as chamas, mas com a vegetação e tempo secos infelizmente nossos esforços não foram suficientes para impedir que o fogo chegasse nesse paraíso! Esse incêndio de grande proporção vem se alastrando a dias por todo no Pantanal e com grande tristeza chegou em nossa propriedade! Peço a Deus que nos ajude aos poucos a reconstruir esse paraíso natural que a dezenas de anos nossa família ajudou a preservar!”, concluiu. 

 

Fogo no prédio desativado do Dnit em Cáceres (Foto: Reprodução) 

 

Escadaria Dolina Milagrosa totalmente destruída pelo fogo (Foto: Reprodução)




fonte: Da Redação



anuncie aqui anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
rotary
Multivida
High Society
No rol dos aniversariantes de amanhã o rotariano Erni Pinheiro Saravy que recebe os cumprimentos pelas redes sociais e celebra a data no aconchego do lar ao lado da família.  Parabéns! Muita saúde, paz, amor e prosperidades é o que desejamos hoje e sempre. Feliz Niver!!! Celebrando mais um ano de vida conjugal o finess casal Washington Calado Barbosa e Naiara de Souza Rondon que renovamos votos de companheirismo, amizade e amor. Rogamos ao Criador bençãos infinitas nessa união  e que essa data possa ser comemorada  por muitos anos. Um brinde ao casal! Celebrando bodas o casal Reginaldo Bicudo e Vivyane de Andrade que festejam 33 anos de união. Que esse amor perdure para sempre e que os anos vindouros sejam de harmonia e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados