Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Voltar Cinco tratores usados para desmatamento no Pantanal são apreendidos
Data:12/09/2020 - Hora:16h30
Voltar Cinco tratores usados para desmatamento no Pantanal são apreendidos
Apreensão de Maquinas no Pantanal - Foto: Sema/MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu cinco tratores utilizados em desmatamento no Pantanal, no município de Poconé. A partir do trabalho de monitoramento realizado pela Sema, foi possível impedir que o desmatamento fosse concluído, evitando o emprego de fogo, que poderia resultar em mais uma frente de incêndio florestal.

Os tratores foram apreendidos na quinta-feira (10.09) na fazenda Bom Jesus III por fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Flora e retirados do proprietário, que é prestador de serviço contratado pelo dono da área desmatada. Estava ocorrendo a destruição de Área de Preservação Permanente (APP), já com descaracterização total do Bioma, com a retirada de mata ciliar ao redor de uma lagoa natural, pequeno refúgio para os animais silvestres como inúmeros jacarés e aves que se encontravam no local.

Conforme constatações realizadas pelos fiscais no local /e confirmadas por responsável pelo desmate, o intuito era concluir o desmatamento e queimar as leiras com material lenhoso, para em seguida realizar a semeadura de pastagem exótica, visando expansão da atividade de pecuária. As multas estão sendo calculadas.

A Sema está focada no monitoramento diário do Pantanal. Se for constatado tentativas de desmatamento, equipes de fiscalização são enviadas para realizarem as constatações “in loco”, visando a responsabilização com autuação administrativa, apreensão e remoção de maquinários, efetivando assim a descapitalização imediata dos responsáveis por ilícitos ambientais. 

A ação de Fiscalização faz parte da Operação Arco Norte, que dentre outros números de produtividade, destaca-se a apreensão e remoção de 47 máquinas em seis meses. Somente na quinta-feira foram removidos seis tratores que estavam sendo empregados em ilícitos ambientais: cinco em Poconé e um no norte do estado, município de Nova União.

O serviço de remoção de maquinário é financiado pelo Programa REM-MT e as máquinas são depositadas no pátio da Sema em Cuiabá, gerenciado pela Coordenadoria de Bens e Produtos Retidos. Muitas dessas máquinas são destinadas a entidades sem fins lucrativos, prefeituras ou outros órgãos para realizarem obras de interesse público. Atualmente dez tratores estão sendo empregados no combate ao incêndio no Pantanal.




fonte: Assessoria



anuncie rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary alimento
zoom
rotary
High Society
No rol dos aniversariantes de amanhã o rotariano Erni Pinheiro Saravy que recebe os cumprimentos pelas redes sociais e celebra a data no aconchego do lar ao lado da família.  Parabéns! Muita saúde, paz, amor e prosperidades é o que desejamos hoje e sempre. Feliz Niver!!! Celebrando mais um ano de vida conjugal o finess casal Washington Calado Barbosa e Naiara de Souza Rondon que renovamos votos de companheirismo, amizade e amor. Rogamos ao Criador bençãos infinitas nessa união  e que essa data possa ser comemorada  por muitos anos. Um brinde ao casal! Celebrando bodas o casal Reginaldo Bicudo e Vivyane de Andrade que festejam 33 anos de união. Que esse amor perdure para sempre e que os anos vindouros sejam de harmonia e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados