Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Pesquisadores nominam nova espécie de peixe em homenagem a membro do MPMT
Data:07/08/2020 - Hora:14h16
Pesquisadores nominam nova espécie de peixe em homenagem a membro do MPMT
Assessoria

Quatro pesquisadores encontraram uma forma inédita, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, para demonstrar o reconhecimento à atuação institucional na  defesa do meio ambiente. Em um artigo publicado em uma revista de circulação internacional, eles apresentam uma nova espécie de peixe encontrada na Serra da Borda, no Rio Madeira, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, identificando-a pelo nome Characidium barbosai, em uma referência ao promotor de Justiça Gerson Barbosa.

 

Consta no artigo, que as primeiras coletas feitas para inventário de fauna, que resultaram na identificação dessa nova espécie, ocorreram em junho de 2005,  em riachos da Serra da Borda, quando da implantação  da “Mineradora Santa Elina”.  O material encontra-se depositado no Museu de Zoologia da Universidade de Campinas.

A homenagem, conforme relataram os autores em e-mail encaminhado ao referido promotor de Justiça, é o reconhecimento “à dedicação na solução de grandes ações para mitigar os impactos ao meio ambiente mato-grossense”. Os pesquisadores citaram como exemplos ações propostas pelo membro do MPMT para a não construção da Hidrovia do Paraguai-Paraná, da Usina Hidrelétrica de Dardanelos e a criação do Projeto Água Para o Futuro, na região metropolitana de Cuiabá.

“A nova espécie identificada foi encontrada na Serra da Borda, que pertence à comarca de Pontes e Lacerda, onde atuei como promotor de Justiça de 1996 a 1998. Meus sinceros agradecimentos aos autores do trabalho pela honraria, que tem a característica de ser ad eternum”, ressaltou Gerson Barbosa.

Os pesquisadores e autores do artigo, Nelson Flausino Júnior, Flávio C. T. Lima, Francisco A. Machado e Marcelo R. S. Melo, possuem, respectivamente, vínculos com o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Mato Grosso e Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.




fonte: Assessoria



rotary anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
SEcretaria Saúde
Multivida
rotary
High Society
No rol dos aniversariantes de amanhã o rotariano Erni Pinheiro Saravy que recebe os cumprimentos pelas redes sociais e celebra a data no aconchego do lar ao lado da família.  Parabéns! Muita saúde, paz, amor e prosperidades é o que desejamos hoje e sempre. Feliz Niver!!! Celebrando mais um ano de vida conjugal o finess casal Washington Calado Barbosa e Naiara de Souza Rondon que renovamos votos de companheirismo, amizade e amor. Rogamos ao Criador bençãos infinitas nessa união  e que essa data possa ser comemorada  por muitos anos. Um brinde ao casal! Celebrando bodas o casal Reginaldo Bicudo e Vivyane de Andrade que festejam 33 anos de união. Que esse amor perdure para sempre e que os anos vindouros sejam de harmonia e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados