Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Em Cáceres, Secretaria de Educação implementa atividades online e impressas para alunos da rede
Data:04/08/2020 - Hora:09h31
Em Cáceres, Secretaria de Educação implementa   atividades online e impressas para alunos da rede
Kit entregue aos alunos da rede municipal (Foto: Assessoria)

Em função da suspensão do processo ensino aprendizagem em meados de março do corrente ano, devido à doença trazida pelo covid, foi preciso pensar em novas alternativas de ensino para os alunos das escolas municipais. Com o objetivo de retomar conteúdos iniciados e dar sequência nos estudos e ampliar o conhecimento, professores precisaram se reinventar para disponibilizar os conteúdos para os alunos. 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou no mês de junho a entrega de kits de materiais pedagógicos para os alunos do ensino fundamental e médio.  Professores elaboraram atividades escolares, com objetivo de estimular, apoiar, fortalecer e mediar as aprendizagens iniciadas neste ano letivo, além de tentar manter os vínculos com a escola, criando uma rotina de atividades diárias, feitas pelos alunos em casa. Serão atendidas todas as turmas de anos iniciais e anos finais das instituições municipais da Educação Básica de Ensino. 

 A SME e os gestores escolares fizeram uma ampla divulgação à comunidade, por meio das redes sociais; algumas escolas utilizaram som volante. Para aqueles que têm acesso à internet, é possível o envio de aulas remotas, através dos vídeos e áudios. O  kit pedagógico é composto de apostilas impressas, contendo exercícios que deverão ser realizados e devolvidos para a escola, a fim de serem corrigidos pelos professores. É uma forma de mantê-los ativos, em processo de aprendizagem, embora sabemos que são  tempos difíceis, que requer a cooperação dos pais e responsáveis , bem como a flexibilidade e empatia dos professores e gestores escolares, para que tudo dê certo. 

De acordo com relatos da professora Benedita Pereira de Carvalho Silva, diretora da EMEI Brincando e Aprendendo, alguns pais ainda estranham esse novo modo de aula, mas eles têm noção que, diante da pandemia, só existe essa saída. Quanto aos alunos, estes estão apreciando muito e tendo retorno satisfatório. Estão demonstrando alegria nos grupos de whatsapp do(a) professor(a). É uma coisa nova, boa, gratificante! 

Em contato com a EM Raquel Ramão, fomos informados que a escola tem distribuído os kits de atividades impressas desde 15 de julho; Para a diretora, professora Selenir Pinto de Souza, “O 1º envio de atividades não atingiu os 100% em todas as turmas, mas ainda assim, podemos afirmar que superamos as expectativas, uma vez que a escola está situada em bairro periférico da cidade, e muitas famílias não têm acesso à internet, e alguns alunos se alocaram em sítios ou fazendas, neste período de pandemia”. Conforme a professora, o 2º envio acontecerá a partir dessa semana, quando os alunos que devolveram as atividades para a avaliação dos professores terão a devolutiva, e na mesma data, receberão novas atividades. Para ela, “A experiência está promovendo um intenso movimento e envolvimento dos professores, coordenadores, direção, funcionários do apoio e administrativo, bem como da SME; e os pontos considerados frágeis serão revisados, de forma que garanta a agilidade e eficácia nos procedimentos para os próximos envios”, declarou. 

Nas escolas do campo a coisa não é diferente, professores e equipe de apoio têm dedicado com carinho na confecção de materiais para a entrega das próximas atividades, relatou um dos diretores das escola do campo, professor Wender Curvelho das Flores, da EM Laranjeira: “Ressalto que nas escolas do campo, mesmo com as limitações com relação ao acesso à internet, nossos alunos estão se sobressaindo e encontrando formas para buscar o conhecimento, o que é de suma importância para a sua construção crítico-reflexiva; e nossos profissionais estão se aprimorando e se adequando às novas ferramentas de trabalho ( grupos de whatsapp, vídeo-aulas maravilhosas, entre outras ações). Realmente, é uma satisfação ver tudo acontecer e perceber que a Educação ganha um novo rumo, dando mais visibilidade ao mundo tecnológico dentro do ambiente escolar, de forma positiva!”. 

Sem sombra de dúvidas, há muito a se fazer! No entanto, para o(a) professor(a) da escola pública,  em especial,  reinventar-se é uma constante! Ser criativo é quase um lema! 

 

 




fonte: Assessoria



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados