Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Porto Esperidião: 7 a cada 10 vítimas de covid são indígenas
Data:31/07/2020 - Hora:08h42
Porto Esperidião: 7 a cada 10 vítimas de covid são indígenas
Divulgação

Até o dia 15 de julho, 12 pessoas haviam morrido vítimas da covid-19 em Porto Esperidião, município que fica a 358 km de Cuiabá. Do total de vítimas, oito são indígenas do povo chiquitana, segundo o Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad).

No último boletim sobre a evolução da pandemia divulgado pelo governo do Estado, o número de vítimas na cidade havia chegado a 15.

Entre os mortos estão figuras importantes da comunidade indígena e Maria Assunta Mendes é uma delas. Importante personagem, ela recebia a festa do Curussé – tradicional manifestação cultural dos chiquitanos – na casa dela.

Na internet, um abaixo-assinado organizado pelos indígenas pede ao governo federal a disponibilização de testes de covid-19 nas aldeias de Mato Grosso.

A campanha tem entre os organizadores, Soilo Urupe Chue, do povo chiquitano.

“Quero com esta petição defender o direito indígena de ter a devida proteção, para não ser atingido pelo inimigo invisível que é o novo coronavírus. Neste momento, ainda de ascendência, precisamos urgente, nos polos base de saúde e nas aldeias, de testes rápidos para poder detectar a covid-19”, diz Soilo.

O medo descrito pelos índios é de que um novo genocídio esteja em curso nos territórios indígenas. Os riscos de contágio acontecem quando os indígenas precisam deixar as aldeias para buscar alimento, medicação e outras necessidades.

Temos muito medo de retornar às aldeias infectados e ainda levar o vírus para dentro dos territórios e espalhá-lo. A realização de testes é a única forma de controlar e impedir ainda mais o avanço da doença”, explicam.

A população indígena do Mato Grosso está estimada em 50 mil pessoas, que se distribuem em 86 terras.

 



fonte: André Souza/O Livre



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados