Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Exercício físico poderá ser prescrito como tratamento complementar para pacientes com câncer
Data:23/07/2020 - Hora:15h07
Exercício físico poderá ser prescrito como tratamento complementar para pacientes com câncer

Roberto Carlos Vieira Junior, professor de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres-MT, acaba de ter seu segundo trabalho publicado na Revista Medicine & Science In Sports & Exercise (Medicina e Ciência em Esportes e Exercício) do American College of Sports Medicine - ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva).

A pesquisa ‘Correlation Between Age, Sarcopenia, And Length Of Stay In Preoperative Cancer Patients’ intitulada em português ‘Correlação entre idade, sarcopenia e tempo de permanência em pacientes com câncer no pré-operatório” é fruto da tese de doutorado que Vieira Junior, que passou pelo processo de qualificação em junho deste ano.

Os resultados do estudo indicaram que pacientes com câncer e sarcopênicos, principalmente os idosos, apresentam maior tempo de permanência hospitalar após o procedimento cirúrgico. “Os dados apresentaram correlação positiva. Quanto mais velho o paciente e maior os escores apresentados para a sarcopenia, mais propenso o paciente está a ficar um maior período internado”, afirmou Vieira Junior.

O pesquisador evidenciou com estes resultados que futuramente o exercício físico deve ser prescrito como tratamento complementar para pacientes com câncer. “Até um tempo atrás, na década de 2000, acreditava-se que pacientes com câncer não deviam fazer exercício, como ocorreu com os cardíacos que até os anos 1990 também eram desaconselhados de se exercitar e depois comprovou-se o contrário”, comparou.

A sarcopenia é o processo natural e progressivo de perda de massa muscular (músculos), característico do envelhecimento natural do ser humano, mas segundo Vieira Junior também pode ser causada por processos patológicos como câncer, períodos em que pacientes ficam acamados, entre outras situações. O estudo, que envolveu oito pesquisadores, teve como objetivo avaliar a correlação entre idade, sarcopenia e tempo de internação em pacientes com câncer no pré-operatório.

Entenda a Sarcopenia
Massa muscular normal Sarcopenia - perda de massa muscular no organismo


De junho de 2018 a junho de 2019, 96 pacientes com câncer, sarcopênicos ou não, internados no Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCan-MT), foram avaliados antes de se submeterem as suas cirurgias. Durante a análise foram consideradas a idade, a massa corporal total, altura, índice de massa corporal e circunferência da panturrilha. Os pacientes também responderam a um questionário e as informações sobre tempo de internação foram coletadas junto ao banco de dados do HCan-MT. 

De acordo com o pesquisador o estudo foi motivado pelos dados do Instituto Nacional do Câncer que indicaram que no Brasil (2018-2019) deveria haver 1,2 milhão de novos casos de câncer e, que até 2025, a estimativa é de um aumento de 50% em sua incidência. “Nesse sentido, pesquisas indicam que o câncer está associado a alterações metabólicas, causando alterações significativas na composição corporal, o que pode promover perda de massa muscular e, consequentemente, sarcopenia” explicou o professor. 

Trabalho publicado em 2019: Stomach Cancer - Physical and functional tests, em português Câncer de estômago - Testes físicos e funcionais

ACSM é considerada uma das mais influentes organizações do mundo em medicina esportiva, ciência do exercício e promoção da atividade física e de seus benefícios. O Colégio integra a pesquisa científica para fornecer aplicações educacionais e práticas da ciência do exercício e da medicina esportiva.




fonte: Hemilia Maia



anuncie anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
SEcretaria Saúde
zoom
sicredi
High Society
Celebraram 55 anos de união pautada no amor, companheirismo e respeito o casal Antônio Mendes e Creuza, a quem enviamos nosso Destaque Especial do dia com votos de felicidades, rogando ao Criador que a chama desse amor continue brilhando e que a alegria se renove a cada dia fortalecendo essa linda união. Nosso brinde a vocês! Tim Tim!!! Uma semana regada de coisas boas a Luciane Castrillon por mais um ano de vida, ela que festejou no aconchego do lar, recebendo o carinho especial da família e rol de amigos.  Que essa data possa ser celebrada sempre com saúde, amor e realizações. Felicidades mil!  Felicitações a linda Vivian Rondon pela passagem do seu natalício. Que esse novo ano seja repleto de alegrias, saúde e prosperidades ao lado de sua família. Parabéns!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados