Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Subseção OAB em Cáceres defende verba indenizatória para profissionais da saúde
Data:23/07/2020 - Hora:07h08
Subseção OAB em Cáceres defende verba indenizatória para profissionais da saúde
Diretoria da OAB Cáceres (Foto: Arquivo)

Profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 são alvo da defesa da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, em Cáceres.

Em atuação conjunta, as comissões temáticas de Direitos Humanos, Direito à Saúde e Direito Previdenciário, entregaram à Prefeitura e Câmara do município, documento com a Exposição de Motivos para abertura de discussão e viabilização de projeto de lei que cria verba indenizatória a estes profissionais.

Trata-se de uma remuneração excepcional para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros, que atuam diretamente no enfrentamento à pandemia.

A iniciativa da OAB Cáceres e de suas comissões temáticas baseou-se em tratados internacionais de Direitos Humanos, e na Constituição Federal de 1988, que abarca e alça ao rol de direitos fundamentais, os direitos à vida, à saúde e ao meio ambiente de trabalho digno como forma de garantia ao preceito fundamental da dignidade da pessoa humana.

Em razão do avanço da pandemia de Covid-19 no município e tendo em vista, ainda, a situação da cidade, que é polo de saúde no estado, e recebe pacientes de 22 municípios da região Oeste, a OAB Cáceres, sensível à luta dos profissionais de saúde cacerenses, provocou o Executivo e Legislativo Municipal para que haja deliberação e futura implementação do projeto de lei que crie verba indenizatória extraordinária a estes profissionais.

No âmbito estadual e federal tramitam dois projetos de leis com objeto semelhante à exposição de motivos elaborado pela OAB/Cáceres. O Projeto de Lei n. 1826/2020, em trâmite na Câmara dos Deputados, prevê indenização por compensação financeira aos profissionais de saúde que atuaram e atuam diretamente ao combate do contágio.

Já no Estado de Mato Grosso, tramita o projeto de Lei Complementar decorrente da mensagem n. 84/2020 de autoria e iniciativa do Poder Executivo, que instituiu verba indenizatória extraordinária de Combate à Covid-19, a ser paga aos servidores públicos efetivos, comissionados e contratados temporariamente, que estejam efetivamente prestando serviços e expostos ao contágio do Covid-19.

Em simetria aos projetos de leis federal e estadual, foi elaborada a exposição de motivos pela OAB Cáceres e por suas Comissões temáticas, com o intuito de buscar a viabilização da verba indenizatória para os profissionais de saúde do município.

É sabido que os profissionais de saúde do mundo todo têm passado por momentos difíceis, sendo necessário para muitos o distanciamento social, inclusive, de seus familiares mais próximos.

Assim, não obstante o próprio receio de se contaminarem com o SARS-COV-2 em seu ambiente de trabalho, estes profissionais, que são verdadeiros heróis, preocupam-se em não ser vetores de transmissão para seus amigos e familiares, vivendo em constante pressão e temor, o que revela, desde logo, a importância da temática levada ao Legislativo e Executivo municipais, pela OAB.

Por meio da exposição de motivos protocolada junto à Câmara e à Prefeitura, a OAB Cáceres anseia que o legislativo local delibere e viabilize o projeto de lei, para que os profissionais de saúde sejam amparados em seu exercício profissional e compensados por atuarem bravamente no enfrentamento da pandemia, que é considerado hoje, o maior desafio em matéria de saúde pública do nosso século.

 




fonte: Assessoria



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
SEcretaria Saúde
Multivida
zoom
High Society
Celebraram 55 anos de união pautada no amor, companheirismo e respeito o casal Antônio Mendes e Creuza, a quem enviamos nosso Destaque Especial do dia com votos de felicidades, rogando ao Criador que a chama desse amor continue brilhando e que a alegria se renove a cada dia fortalecendo essa linda união. Nosso brinde a vocês! Tim Tim!!! Uma semana regada de coisas boas a Luciane Castrillon por mais um ano de vida, ela que festejou no aconchego do lar, recebendo o carinho especial da família e rol de amigos.  Que essa data possa ser celebrada sempre com saúde, amor e realizações. Felicidades mil!  Felicitações a linda Vivian Rondon pela passagem do seu natalício. Que esse novo ano seja repleto de alegrias, saúde e prosperidades ao lado de sua família. Parabéns!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados