Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Jovem empreendedora de Jauru vence concurso da Cacau Show
Data:23/07/2020 - Hora:07h01
Jovem empreendedora de Jauru  vence concurso da Cacau Show
Maria Clara, grande vencedora do concurso (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Clara Della Chiesa Albéforo sempre soube que queria trabalhar com doces e bolos. Aos 12 anos ganhou uma máquina de cupcakes e os primeiros ingredientes da mãe. Quando percebeu já vendia 300 cupcakes por semana na escola. Aos 17 anos surgiu a oportunidade de participar do Projeto Educação Empreendedora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) em parceria com a Apoena Mineradora. Por meio do programa, que incentiva o empreendedorismo em jovens, nascia a Dolci Cakes. Hoje aos 18 anos, com quase um ano de empresa ela ganhou um concurso nacional da Cacau Show.

Segunda a jovem empreendedora o concurso lançado em comemoração ao Dia Mundial do Chocolate – comemorado no último dia 09 de julho – exigia dos participantes uma receita criada com chocolates da marca.

“Durante o projeto conheci a história inspiradora do Alexandre Costa (Fundador da Cacau Show) e como ele aos 17 anos iniciou a sua trajetória no mundo dos chocolates. Passei a acompanhá-lo no Instagram e vi a postagem sobre o concurso. Logo quis participar. Como era um sábado e já estava tudo fechado, dei um jeito e consegui os chocolates da marca e me inspirei em um pé de amora que tenho no fundo do quintal para preparar a receita de Crostata com ganache de chocolate”, conta.

Após o preparo era necessário tirar uma foto e postar juntamente da receita no Instagram. “Como não tenho uma mesa bonita, pegamos uma porta de guarda roupa, levamos para o quintal e usamos como mesa improvisada. Esperamos o sol nascer no outro dia e lá por 7 horas da manhã tiramos as fotos para aproveitar a luz do dia. Acho que foram umas 300 até encontrar a que mais gostamos. Na terça-feira o Alexandre divulgou em seu Instagram que eu havia ganhado. A alegria foi muito grande”, relembra.

Maria Clara destaca que ficou muito feliz com o prêmio, uma cesta com chocolates da marca no valor de R$ 250,00 reais, porém o mais importante é o reconhecimento. “É muito legal ver a mensagem do Alexandre, alguém que admiro me parabenizando. Além disso, toda a repercussão positiva que ganhei. Por conta do concurso ganhei vários seguidores e isso está ajudando a alavancar as vendas”, pontua.

O sucesso alcançado pela jovem empresária é motivo de orgulho de todos que participam do projeto destaca a gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae em Mato Grosso, Kristianny Arruda.

“É muito gratificante ver que através do empreendedorismo os jovens conseguem transformar suas vidas e a sociedade. Ao mesmo tempo que com seus exemplos de comprometimento servem de inspiração para muitos outros jovens. E a Educação Empreendedora vem para auxiliar na evolução destes jovens ao ampliar a visão destes comportamentos que eles podem desenvolver”, reforça. 

Mesmo pensamento da consultora em Comunicação e Comunidades da Apoena Mineradora, Roseli Rodrigues. “O prêmio recebido pela Maria Clara é a confirmação de que estamos no caminho certo ao investir na Educação. Todos estão muito satisfeitos com a parceria firmada com o Sebrae. E sem o apoio desta renomada instituição, não seria possível obter resultados tão maravilhosos e de impacto com transformação social. Ao iniciar o programa em 2018, imaginávamos que colheríamos os frutos no médio, longo prazo. E logo em seguida a Maria Clara nos surpreende de maneira tão especial”, afirma.

Despertar

O sucesso alcançado por Maria Clara é fruto do trabalho iniciado no Projeto Educação Empreendedora. A jovem participou em 2019, na Escola Estadual 14 de Fevereiro, em Pontes e Lacerda do curso voltado ao ensino médio, chamado de “Despertar”. O objetivo é despertar nos jovens a predisposição para empreender. Prepará-los para que vivenciem aspectos da cidadania enquanto fator de responsabilidade social e possam contribuir para uma mudança sócio econômica e de desenvolvimento de futuros profissionais. Durante 22 encontros presenciais os alunos aprenderam a parte teórica, realizaram atividades de campo e ao final se apresentaram na feira do empreendedor.

“O projeto mudou a minha vida. Os professores me inspiraram e ajudaram a realizar esse sonho. Foi lá que dei o pontapé inicial para minha empresa. Enquanto outros alunos montavam um plano de negócios fictício, eu criei a Dolci Cakes, desenvolvi a minha logo, que até hoje utilizo, identifiquei meu público alvo, defini o que iria vender, entre outros pontos”, destaca.

Também aprendi que empreender é correr riscos, mas que pode ser extremamente gratificante. “Tinha medo de começar por que não sabia como, mas com auxílio do projeto, no dia 08 de agosto de 2019, tirei minha ideia do papel e não me arrependo. Esse quase um ano de empresa foi de muito aprendizado, mas se não tivesse me arriscado nunca teria participado do concurso”, reforça.

Após o término do ano letivo em 2019, a empreendedora recebeu três propostas de emprego em Pontes e Lacerda, para revender seus doces, porém preferiu continuar com a Dolci Cakes em Jauru (a 425 Km de Cuiabá) para conciliar com os estudos. “Atualmente, além da empresa, estudo para entrar na faculdade de Nutrição. Como mudei de cidade, precisei começar do zero, mas graças a Deus tudo deu certo”.

Pandemia

Assim como outros empresários, Maria Clara também precisou se reinventar durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus. Com a queda na encomenda de bolos de aniversário, sua principal fonte, foi necessário atrair novos clientes e a estratégia escolhida foi a divulgação de foto de suas criações nas redes sociais.

“Eu trabalho muito por encomenda, o que me dá a flexibilidade para conciliar meus estudos com o trabalho, mas com a pandemia vi a quantidade de pedidos de bolos cair. Por isso lembrei dos ensinamentos do projeto e me movimentei para atrair novos clientes. Comecei a utilizar o Instagram, a focar em fotos, a vender novos produtos como bolo de potes e outros doces. E o retorno começou a aparecer, principalmente após ganhar o concurso. No último fim de semana tive a encomenda de sete bolos, mostrando como a repercussão tem sido positiva”, afirma.

Para o futuro a jovem empreendedora quer continuar a se profissionalizar. “Infelizmente aqui na minha região não tem nenhum curso voltado para a área de gastronomia ou confeitaria, então aprendi muita coisa sozinha, em livros de receitas, com cursos online, colocando a mão na massa e experimentando. E agora quero investir cada vez mais na minha capacitação. Eu sei que quero fazer uma faculdade que tem a ver com essa minha área e no momento a Nutrição é o meu objetivo. A certeza que tenho é que quero continuar a crescer e quem sabe no futuro ser referência na minha área”, finaliza.

 

 




fonte: Assessoria



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary
rotary alimento
sicredi
High Society
Celebraram 55 anos de união pautada no amor, companheirismo e respeito o casal Antônio Mendes e Creuza, a quem enviamos nosso Destaque Especial do dia com votos de felicidades, rogando ao Criador que a chama desse amor continue brilhando e que a alegria se renove a cada dia fortalecendo essa linda união. Nosso brinde a vocês! Tim Tim!!! Uma semana regada de coisas boas a Luciane Castrillon por mais um ano de vida, ela que festejou no aconchego do lar, recebendo o carinho especial da família e rol de amigos.  Que essa data possa ser celebrada sempre com saúde, amor e realizações. Felicidades mil!  Felicitações a linda Vivian Rondon pela passagem do seu natalício. Que esse novo ano seja repleto de alegrias, saúde e prosperidades ao lado de sua família. Parabéns!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados