Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Projeto aumenta para seis meses período proibitivo de queimadas em MT
Data:22/06/2020 - Hora:17h26
Projeto aumenta para seis meses período proibitivo de queimadas em MT
ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) é autor do Projeto de Lei Complementar 35/2020 para ampliar de três para seis meses o período em que as queimadas são proibidas em Mato Grosso. Pela proposta de Lúdio, a proibição passaria a vigorar entre 15 de maio e 15 de novembro, abrangendo toda a estação seca.

O texto prevê, ainda, que, dependendo das condições climáticas, o órgão ambiental estadual poderá ampliar o período de restrição ao uso do fogo. O projeto foi um dos encaminhamentos definidos na audiência pública realizada por Lúdio no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, por videoconferência.

O deputado citou os prejuízos causados pelas queimadas ao solo, ao ar, aos ecossistemas, à biodiversidade e à saúde humana. “Esta proposta leva em consideração fatores climáticos e riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta uma pandemia de uma síndrome respiratória, a covid-19”, disse Lúdio.

“Este ano teremos a tempestade perfeita, com efeito das queimadas sobre a saúde humana durante a pandemia da covid 19, que alcançará seu pico no mesmo momento que temos o pico das queimadas em Mato Grosso. O Ministério Público notificou o Estado para antecipar o período proibitivo para o dia 5 de junho. Infelizmente, o Estado não atendeu, antecipou por apenas 15 dias”, observou Lúdio. O governo estadual anunciou que, neste ano, o período proibitivo das queimadas deve ser entre 1º de julho e 30 de setembro.

Lúdio citou também o aumento do desmatamento ocorrido neste ano. O monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e maio, registrou um aumento de 11,83% dos focos de calor em Mato Grosso em relação ao mesmo período do ano passado.

“O período de proibição do uso do fogo para a limpeza e manejo de áreas proposto neste projeto corresponde ao período mais seco em Mato Grosso, quando a vegetação está mais vulnerável aos riscos de incêndio, e também o período em que aumentam as demandas de saúde com pessoas procurando atendimento médico por problemas respiratórios”, argumentou Lúdio. 




fonte: Assessoria



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
SEcretaria Saúde
zoom
rotary alimento
High Society
Parabenizamos a linda Valentina Figueiredo que foi aprovada no vestibular de medicina da Unic. Merecidamente você conseguiu! E hoje os aplausos são todos para você! Parabéns! A força de vontade e a persistência trouxeram você a esse momento tão especial. Temos a convicção que essa conquista é o início de muitas outras...Que essa nova fase seja repleta de aprendizado e vitórias.  Um brinde ao casal Amarildo Merotti e Adriana Maciel Mendes, que celebraram mais um ano de casados, mais um ano de vida ungida pelas mãos de Deus. Desejamos que a felicidade continue fazendo parte do seu enlace matrimonial e que mais anos abençoados se possam acrescentar a todos aqueles que já contaram juntos. Um abraço forte a esse casal que tem fé no amor. Lançado o livro “Cáceres, Passado e presente de uma geografia poética” que proporciona ao leitor a arte em forma de poesia escrito pela ilustre cacerense Olga Castrillon Mendes, revelando a beleza histórica, cultural e religiosa da cidade com imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Rai Reis.  O livro valoriza e difundi a Princesinha, reconhecendo a importância e relevância do conjunto arquitetônico existente, como também o conjunto paisagístico da baía do Malheiros, rio Paraguai e Pantanal. Aplausos pelo belíssimo trabalho que teve apoio da ALMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres. Fica a dica de leitura.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados