Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Comissão de Saúde cobra protocolos para atendimento de pacientes com Covid-19
Data:22/06/2020 - Hora:17h22
Comissão de Saúde cobra protocolos para atendimento de pacientes com Covid-19
FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso defendeu o estabelecimento de protocolos para atendimento de pacientes com Covid-19. Durante reunião extraordinária nesta segunda-feira (22), deputados que compõem a comissão ressaltaram a importância da definição de parâmetros para triagem, encaminhamento e medicação de pacientes infectados com a doença.

“É fundamental que seja elaborado um protocolo. Não apenas de medicamento, mas um protocolo para definir responsabilidade de todos os níveis do sistema de saúde. Como o paciente vai caminhar, qual será o percurso que ele seguirá no sistema de saúde, quais exames complementares fará aos primeiros sintomas, quais medicamentos serão administrados e em que momento”, afirmou o deputado Lúdio Cabral (PT).

Na avaliação do deputado Paulo Araújo (PP), a ausência de protocolos gera consequências negativas ao tratamento. “A confusão é muito grande nos dois sentidos, tanto com relação à dificuldade de entender o fluxo da regulação, quanto o protocolo clínico. Por isso, não tendo um protocolo, cada cidade e cada profissional médico acaba adotando o seu próprio. E aí é uma confusão danada na cabeça da população, que termina utilizando coquetel de medicamentos às vezes sem necessidade”, salientou.

Representante da Assembleia Legislativa no grupo de trabalho criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para elaboração de medidas de combate à Covid-19, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Eugênio (PSB), informou que deverão ser definidos protocolos orientativos para os atendimentos.

“É preciso ter parâmetros para que você possa seguir [...] Na verdade, às vezes o que os governos estaduais e municipais querem é que se crie um protocolo para tirar toda a responsabilidade do ombro deles e isso não vai acontecer. A responsabilidade continua sendo do governo do estado e dos governos municipais”, frisou.

Diante dos índices de contágio de profissionais da saúde registrados em Mato Grosso, a comissão irá solicitar ao governo do estado que ofereça um plano de assistência aos trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e apresente informações detalhadas sobre o número de infectados. A decisão foi motivada pela denúncia apresentada pelo Sisma-MT, de que o estado desativou um espaço que havia sido organizado na Santa Casa para atendimento desses profissionais.

A situação será amplamente debatida com representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Sindicato dos Médicos (Sindimed), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (Sinpen) e Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma), na próxima reunião da comissão, que ocorrerá no dia 29 de junho, às 8h.

Na oportunidade, Lúdio Cabral também registrou sua indignação em relação à denúncia apresentada por gestores municipais, de que profissionais da enfermagem que atuam no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá - que atualmente funciona como unidade referência na capital em atendimentos aos pacientes infectados pelo novo coronavírus - estariam se apropriando de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“Um absurdo esse tipo de denúncia. Não tem ninguém levando EPI do trabalho para casa. Ao contrário, eles estão se organizando para terem o mínimo de proteção. Trabalhadores da saúde não podem ser desrespeitados e acusados dessa forma pelos gestores, porque são eles que estão se infectando na linha de frente do atendimento à população com Covid-19 e precisam de respeito, além de uma série de outras medidas para assegurar sua proteção”, declarou.

Avanço dos casos em MT - Conforme levantamento apresentado pelo deputado Lúdio Cabral, o número de casos novos registrados por semana em Mato Grosso é duas vezes superior ao número de casos recuperados no mesmo período. Caso o crescimento permaneça no mesmo ritmo, a previsão, é que haja mais de 14 mil casos confirmados até o dia 1º de julho. Para conter o avanço da doença, o deputado defende que o isolamento social seja reforçado.




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados