Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
O direito dos profissionais da saúde à aposentadoria especial
Data:21/05/2020 - Hora:22h53

As atividades dos profissionais da saúde atingiram o ápice dos holofotes em face da atual pandemia que acomete a sociedade internacional, não só pelo desempenho heroico no enfrentamento direto, mas, principalmente, pela periculosidade das batalhas travadas, diariamente, contra inimigos invisíveis, as quais podem, inclusive, serem letais.

Do resfriado a tuberculose, da diabetes ao câncer, da gripe à COVID-19, esses heróis, deveras esquecidos, lutam, dia-após-dia, com a vida depositada sob o juízo da ciência, como gatos de schrödinger, envolvidos por paredes em um sistema contaminado, vivendo na incerteza do amanhã. Se terminarem o dia com um suspiro, alívio; se encerrarem o expediente com sintomas, saudade.

A sociedade coloquial, nunca parou para analisar de forma minudenciosa as atividades desenvolvidas pelos profissionais da saúde e, principalmente, o elevado risco à saúde destes, pois, só nos damos conta do quanto esses guerreiros alados lutam por nossas vidas, encarando todas as adversidades das doenças e a precariedade do aparelhamento da saúde e do nosso Sistema Único de Saúde, quando necessitamos dos seus serviços, quando à nossa saúde depende destes, o que é um grande egoísmo coletivo.

Já dizia Dalai Lama, o egoísmo causa a ignorância e a cólera! Dalai Lama defende o altruísmo e a cooperação.

Entretanto, em meio ao caos, um lampejo de reconhecimento brota no seio da sociedade. Hoje, mais do que nunca, se é reconhecido o nobre trabalho desempenhado por esses profissionais e som dos aplausos corta como navalha o silêncio do medo e da descrença.

Enfim, ficou ainda mais evidente que as atividades desempenhadas pelos profissionais da saúde correspondem a um dos pilares que sustentam toda a comunidade social, logo, trata-se de atividade essencial ao desenvolvimento humano que, por estar diretamente associada ao tratamento de moléstias, em todas as suas expressões e formas, é desenvolvida em um cenário insalubre e penoso, submetendo o profissional em situações de risco à sua própria vida. O sistema jurídico, ciente da especialidade das atividades desenvolvidas em cenários insalubre e penosos, desenvolveu e adotou critérios específicos de aposentadorias para atender este coletivo de trabalhadores, nominando a espécie como aposentadoria especial.

Para a concessão da aposentadoria especial, se faz necessário que o trabalhador desenvolva atividade especial por um período de 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, a depender da espécie e do nível de periculosidade ou insalubridade inerente a função desempenhada.

Atualmente, as atividades especiais e os respectivos tempos de exposições se encontram regulamentadas no anexo IV do Decreto n. 3.048/99, norma aplicável ao Regime Geral da Previdência Social. Entretanto, com a edição da Súmula Vinculante 33 do Supremo Tribunal Federal e com a promulgação da Emenda Constitucional 103/2019, estendeu-se a possibilidade de aposentadoria especial para os servidores públicos, conforme disposto no art. 40, §4º-C da CF/88. Assim, preenchendo o período de 25 (vinte e cinco) anos de tempo de exposição devidamente comprovado por Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e por Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), bem como atendendo à idade mínima estabelecida pela EC 103/2019 de 60 (sessenta) anos, ou em atendendo aos critérios de transição, devida será a aposentadoria especial aos profissionais da saúde por estarem envolvidos em ambiente laboral insalubre e/ou penoso.

Porém, cumpre alertar a necessidade de elaboração de PPP e LTCAT para a instrução do pedido de aposentadoria especial, vez se tratar de documentos indispensáveis a conclusão do benefício.

Logo, diante dessa pequena complexidade, o indicado é, preventivamente, planejar de forma arquitetada a aposentadoria especial e preparar os documentos essenciais antes de requerer a mesma, para, dessa forma, facilitar o deferimento do benefício, bem como proceder com o pedido do benefício mais vantajoso ao trabalhador.

A aposentadoria especial aos profissionais da saúde não é vantagem injustificada, É DIREITO FUNDAMENTAL, logo, deverá ser garantido à todos os profissionais da saúde que comprovarem a submissão por 25 (vinte e cinco) anos de exposição em ambiente laboral insalubre e/ou penoso.

Ora, são paladino em tons de branco que doam a vida para salvar vidas, que doam o tempo para garantir tempo mais ao próximo, que vivem na incerteza do amanhã para garantir dias melhores ao paciente, que impõe o escudo para proteção do sistema de saúde e fica vulnerável à lança do contágio e da própria morte. Então, não entendamos, somente, as palmas para enaltecer esses bravos guerreiros, estendamos direitos, para agradecer e recompensar a sua virtuosa missão. ___*** Adriane A. B. do Nascimento e Victor Luiz Martins De Almeida, Advogados da Sociedade de Advocacia Simões Santos, Nascimento & Associados

 



fonte: Adriane A. B. do Nascimento e Victor Luiz Martins De Almeida



JBA rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados