Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 02 de Junho de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Com restrições prefeitura autoriza as atividades religiosas em Cáceres
Data:19/05/2020 - Hora:08h24
Com restrições prefeitura autoriza as atividades religiosas em Cáceres
Celebrações devem acontecer adotando medidas contidas no decreto (Foto: JCC/Arquivo)

A prefeitura de Cáceres autorizou por meio de decreto a reabertura de atividades religiosas com medidas de funcionamento durante a pandemia por coronavírus. O Decreto 263 de 13 de Maio, foi publicado ontem no Diário Oficial dos Municípios. As medidas adotadas valem para todos que possuem espaço destinados a pregação de qualquer religião e que deverão cumprir as orientações de saúde, higienização e segurança.

O decreto assegura várias recomendações sobre funcionamento, atendimento dos fiéis, transmissões online, orientações educativas, bem como  todas as igrejas deverão dar total publicidade das regras e recomendações de biossegurança, com enfoque principal na necessidade de manter distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e instruções sobre higiene das mãos, por meio de cartazes ou painéis explicativos que devem estar bem visíveis.

O decreto também limitou o período da atividade religiosa, que não deverá ultrapassar  a 1h30 e, em caso de nova reunião deverá ter  no mínimo 2 horas de diferença entre uma e a outra, para a higienização do local com limpeza de assentos, corrimão e demais superfícies, com álcool a 70% e do piso com produto desinfetante apropriado, como hipoclorito de sódio, tomando também a precaução para que não haja aglomerações interna e nas proximidades dos templos religiosos.

A lotação máxima autorizada é de 30% da capacidade do templo ou igreja, obedecendo ao distanciamento mínimo de 1,5 (um metro e meio) entre as pessoas, não ultrapassando 50 (cinquenta) pessoas dentro do recinto durante a mesma reunião. Também está vetado o contato físico entre as pessoas, seja entre si ou com os celebrantes, sem nenhuma exceção.

Pessoas pertencentes aos grupos de riscos, tais como: idosos (maiores de 60 anos), gestantes, puérperas, crianças menos de 5 anos, portadores de doenças crônicas, pessoas que apresentarem quaisquer sintomas característicos de gripe, tais como febre, tosse, coriza e outros sintomas respiratórios, é recomendado que não frequentem as atividades.

Na entrada do estabelecimento religioso deverá ser colocado um tapete embebido com hipoclorito de sódio ou água sanitária, para a limpeza dos calçados, renovando o produto, sempre que necessário. Também deverá ser assegurado que todas as pessoas, ao adentrarem ao templo ou igreja, estejam utilizando máscara e higienizem as mãos com álcool gel 70º, devendo ser realizada aferição de temperatura corporal, mediante utilização de termômetro infravermelho. Aqueles que não se encontrarem com a temperatura dentro da normalidade, ou seja, que apresentarem estado febril, deverão ter a entrada recusada, bem como deverá comunicar à Vigilância Sanitária Municipal para acompanhamento;

Os lugares de assento deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados e com marcação os lugares a serem ocupados.

O estabelecimento religioso deverá disponibilizar locais adequados para lavagem frequente das mãos com água e sabão, bem como, álcool gel para higienização das mãos.

Quanto aos bebedouros, independente do modelo, devem permanecer lacrado. Já nos banheiros devem ter papel toalha, sabão líquido e as lixeiras devem ser de pedal para evitar a abertura manual.

Ainda de acordo com o documento é recomendado a suspensão dos encontros de catequese e de outras atividades semelhantes que requeiram aglomerações de pessoas, já os espaços destinados à recreação de crianças (espaço kids, brinquedotecas) devem permanecer fechados.

Apesar do decreto liberar as reuniões religiosas, foi sugerido que mantenham a transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis, sendo uma forma de levar a Palavra de Deus aos que não podem estar presentes.

 




fonte: Da Redação



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
rotary alimento
Multivida
High Society
Festejou idade nova ontem a empresária Beatriz Tavares que comemorou em família e recebeu as felicitações dos amigos e clientes nas redes sociais. Aproveite sempre a vida e lute por tudo que deseja alcançar. Felicidades é o que deseja a coluna. Hoje é a data maior da  querida amiga Elizabeth Marinho Natal, que desde cedo recebe inúmeras felicitações dos amigos. Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Na foto ao lado do companheiro Faustino Natal.  Em tom maior parabenizamos o jovem Pedro Henrique Vasconcelos que ontem marcou golaço no placar da vida recebendo os abraços do rol de amigos e familiares. Um ano pleno de realizações, saúde, felicidades e vitórias é o que lhes desejamos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados