Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 02 de Junho de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
O profissional da contabilidade não foge à luta
Data:28/04/2020 - Hora:06h48

Em 25 de abril comemora-se o dia do profissional da contabilidade e alguns podem se perguntar: diante desse pesadelo coletivo mundial provocado pela pandemia de Covid-19 nós devemos comemorar o nosso dia? Sim devemos! E vamos dizer por quê.

Devemos comemorar porque os pioneiros da classe lutaram e conseguiram estabelecer a organização e a dignidade da profissão.

É justo que celebramos o nosso orgulho dessas primeiras conquistas e de várias outras vitórias que foram se somando a história da profissão contábil brasileira e tornando-a cada vez mais forte, dinâmica e insubstituível.

As vitórias que alcançamos até hoje não foram frutos de atos heroicos e fabulosos, mas, sim, conquistadas no dia a dia, em persistentes batalhas.

São vitórias do esforço diário daqueles que um dia exerceram e dos que hoje exercem a profissão com ética, diligência, seriedade, integridade, transparência, respeito, dedicação e principalmente com amor.

Temos que comemorar o nosso Dia, sim, porque fazemos parte de uma nação composta por mais de meio milhão de profissionais que não fogem à luta.

Somos parceiros dos negócios e dos empreendedores. Somos parceiros uns dos outros.

O Brasil precisa das nossas informações, dos nossos números, do nosso conhecimento.

Temos que encarar, diariamente o imenso desafio de não podemos errar na interpretação das normas expedidas pelos governos municipais, estaduais e federal, para não prejudicar os clientes.

Além disso, hoje compreendemos também que a resiliência, a tolerância e a transigência são necessárias, mais do que nunca, para o nosso trabalho e para as nossas vidas, lá onde o mais importante é o que conta.

Mesmo em meio às dúvidas que os dias pós-pandemia nos reservam, convidamos cada um dos colegas a olharem para a contabilidade com a devida relevância que ela tem para a estabilidade e o desenvolvimento do País.

E, motivados pelo orgulho da nossa profissão, devemos torcer para que a essencialidade do nosso trabalho e a beleza da nossa história afastem quaisquer dúvidas sobre os motivos que temos para comemorar em 25 de abril.

Pois bem, acabamos de ler a homenagem realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade alusiva ao dia do profissional da contabilidade – vale destacar que o dia do contador é comemorado em 22 de setembro.

No início o texto faz menção as primeiras conquistas da profissão contábil brasileira.

Dentre inúmeras conquistas podemos destacar o acalorado discurso do Senador João Lyra Tavares, em 25 de abril de 1926, na ocasião em que foi aclamado Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros, naquela oportunidade, em seu discurso, ele defendeu a criação do registro geral dos contabilistas brasileiros.

Assim, outra conquista viria vinte anos após aquele discurso, em 27 de maio de 1946, com a regulamentação da profissão contábil através do Decreto-Lei nº 9.295, que criou o Conselho Federal e Regionais de Contabilidade.

A homenagem do Conselho Federal de Contabilidade destaca ainda que o Brasil possui mais de meio milhão de profissionais. Em números exatos são 513.820 profissionais com registro ativo nos respectivos Conselhos Regionais e outras 70.450 organizações contábeis, que fornecem informações com fidedignidade aos clientes e parceiros. (veja os números)

São mais de meio milhão de profissionais que diuturnamente lidam nas mais diversas áreas da contabilidade e para que este desempenho seja satisfatório estes profissionais devem ter sempre em mente a palavra “qualificação”, e acima de tudo terem a consciência de que a contabilidade deve ser utilizada como Ciência e não simplesmente como uma rotina administrativa.

Por fim, já disse em outro artigo que devemos apresentar soluções e não alimentar obrigações acessórias, pois o profissional da contabilidade é ator principal, não coadjuvante. Até porque, o mais importante é o que Conta.

Parabéns a todos os profissionais da contabilidade! ___***Claiton Cavalcante, Contador, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso.

 




fonte: Claiton Cavalcante



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary alimento
rotary
Multivida
High Society
Festejou idade nova ontem a empresária Beatriz Tavares que comemorou em família e recebeu as felicitações dos amigos e clientes nas redes sociais. Aproveite sempre a vida e lute por tudo que deseja alcançar. Felicidades é o que deseja a coluna. Hoje é a data maior da  querida amiga Elizabeth Marinho Natal, que desde cedo recebe inúmeras felicitações dos amigos. Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Na foto ao lado do companheiro Faustino Natal.  Em tom maior parabenizamos o jovem Pedro Henrique Vasconcelos que ontem marcou golaço no placar da vida recebendo os abraços do rol de amigos e familiares. Um ano pleno de realizações, saúde, felicidades e vitórias é o que lhes desejamos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados