Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Papa pede para sermos próximos uns dos outros pela pandemia de coronavírus
Data:20/03/2020 - Hora:09h13
Papa pede para sermos próximos uns dos  outros pela pandemia de coronavírus
Reprodução Web

O Papa Francisco lembrou que a atitude de Deus em relação ao seu povo é a da proximidade: "Nosso Deus é um Deus próximo", afirmou e lembrou que Ele também "nos pede para sermos próximos uns dos outros". O Pontífice ressaltou que essa proximidade é ainda mais necessária durante a crise devido à pandemia causada pelo coronavírus COVID-19. Diante desta circunstância, Deus “nos pede que manifestemos mais esta proximidade, que a mostremos mais. Nós não podemos, talvez, aproximar-nos fisicamente por medo do contágio, mas sim, despertar em nós uma atitude de proximidade entre nós: com a oração, com a ajuda, tantos modos de proximidade".

"E por qual motivo devemos ser próximos um do outro? Porque o nosso Deus é próximo, quis acompanhar-nos na vida. É o Deus da proximidade. Por isso, nós não somos pessoas isoladas: somos próximos, porque a herança que recebemos do Senhor é a proximidade, ou seja, o gesto da proximidade”.

O Papa Francisco destacou as palavras de Moisés: "De fato, qual grande nação tem deuses tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que O invocamos?".

Essas palavras de Moisés refletem como “o Senhor dá a Lei a seu povo com uma atitude de proximidade. Não são prescrições de um governante, que pode estar distante, ou de um ditador… Não: é a proximidade; e nós sabemos pela revelação que é uma proximidade paterna, de pai, que acompanha o seu povo dando-lhe o dom da Lei".

"O Deus próximo. ‘De fato, qual grande nação tem deuses tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que O invocamos?’ O nosso Deus é o Deus da proximidade, é um Deus próximo, que caminha com o seu povo”.

Essa proximidade de Deus com o povo já é vista no êxodo de Israel para a Terra Prometida: “Aquela imagem no deserto, no Êxodo, a nuvem, a coluna de fogo para proteger o povo: Caminha com o seu povo".

“Não é um Deus que deixa as prescrições escritas, ‘e segue adiante’. Faz as prescrições, as escreve na pedra com as próprias mãos, as dá a Moisés, as entrega a Moisés, mas não deixa as prescrições e vai embora: caminha, é próximo. ‘Qual nação tem um Deus tão próximo?’ É a proximidade. O Nosso Deus é um Deus da proximidade”.

Contudo, “a primeira resposta do homem, nas primeiras páginas da Bíblia, são duas atitudes de não proximidade. Nossa resposta é sempre distanciar-nos, distanciamo-nos de Deus. Ele se faz próximo e nós nos distanciamos”.

A primeira atitude "de Adão, com a mulher, é esconder-se: escondem-se da proximidade de Deus, têm vergonha, porque pecaram, e o pecado nos leva a esconder-nos, a não querer a proximidade. E muitas vezes, a fazer uma teologia somente pensada ‘no juiz’, e por isso me escondo: tenho medo".

A segunda atitude “humana à proposta desta proximidade de Deus é matar. Matar o irmão. ‘Eu não sou o guardião de meu irmão’. Duas atitudes que eliminam toda proximidade. O homem rejeita a proximidade de Deus, ele quer ser dono das relações e a proximidade sempre traz consigo alguma fraqueza. O Deus próximo se faz fraco, e quanto mais se faz próximo, mas fraco parece”.

O Papa explicou que Deus, “quando vem até nós, a habitar conosco, se faz homem, um de nós: se faz fraco e carrega a fraqueza até à morte e a morte mais cruel, a morte dos assassinos, a morte dos maiores pecadores. A proximidade humilha Deus. Ele se humilha para estar conosco, para caminhar conosco, para ajudar-nos”.

"O Deus próximo nos fala de humildade. Não é um grande Deus, aí”, disse olhando para o céu como se fosse um Deus distante. "Não, é de casa. E vemos isso em Jesus, Deus feito homem, próximo a seus discípulos até à morte: os acompanha, os ensina, os corrige com amor”.

“Pensemos, por exemplo, na proximidade de Jesus aos discípulos angustiados de Emaús: estavam angustiados, estavam derrotados e Ele se aproxima lentamente, para fazer-lhes entender a mensagem de vida, de ressurreição".

Por fim, o Papa pediu ao Senhor “a graça de ser próximos, um do outro; não esconder-se um do outro; não lavar-se as mãos, como fez Caim, do problema do outro: não. Próximos. Proximidade. ‘De fato, qual grande nação tem deuses tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que O invocamos?”___***acidigital

 



fonte: acidigital



anuncie aqui JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados