Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Produtores rurais recebem 800 mudas de banana da terra para avaliação de quatro cultivares em MT
Data:18/03/2020 - Hora:08h04
Produtores rurais recebem 800 mudas de banana da terra para avaliação de quatro cultivares em MT
Serão implantadas dez Unidades Demonstrativas no Estado (Foto: João de Melo)

Para avaliar quatro cultivares de bananeira do tipo Terra serão implantadas dez Unidades Demonstrativas no Estado com características agronômicas superiores às cultivares tradicionais. O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Humberto Carvalho Marcílio, destaca que as variedades têm menor porte e maior produtividade. Um cacho de banana pode atingir o peso de 18 a 30 quilos, enquanto as demais apresentam o peso médio de 13 quilos.

De acordo com Humberto, esse é um trabalho em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que inseriu o estado na Rede Nacional de Avaliação de Cultivares de Plátano (banana da terra) no ano de 2016. Ele explica que a finalidade principal do trabalho é apoiar o processo de desenvolvimento da bananicultura de subsistência e comercial, com ações de pesquisa para selecionar cultivares mais produtivas e resistentes às principais doenças fúngicas, como a Sigatoka Negra.

No mês de abril serão distribuídas 800 mudas para os produtores rurais dos municípios de Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Tangará da Serra, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. As variedades são provenientes da Embrapa e serão multiplicadas com o intuito de ampliar a produção. Segundo Humberto, o cultivo e a produção de banana tipo Terra estão entre os principais segmentos agrícolas da nossa economia, fazendo parte do agronegócio eficiente na agricultura familiar.

Midas de bananeira oriundas da Embrapa

De acordo com Humberto, duas cultivares, nominadas de 78 e 88, apresentaram maior porte de cacho e menor porte de planta, favorecendo um plantio mais adensado reduzindo os riscos de quebras ocasionadas pelos ventos. O sistema de plantio adensado é uma estratégia para aumentar a produtividade, além de melhorar o aproveitamento da mão-de-obra, insumos e reduzir custos com o controle de plantas invasoras. Durante a pesquisa com a bananeira Farta velhaco, foi selecionada a densidade de 2.667 plantas por hectare como a melhor alternativa para o plantio adensado em cultivo anual, pois além de aumentar consideravelmente a produção, manteve a boa qualidade dos frutos, atendendo as exigências do mercado regional.

O trabalho de pesquisa vendo sendo realizado no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) da Empaer, no município de Cáceres (225 km a Oeste da capital), para identificar cultivares com características agronômicas e comerciais que possam ser recomendadas aos agricultores familiares. A Empaer mantém também uma coleção de cultivares de bananeiras dos tipos Maçã, Prata, Nanica, Terra e outras, com mais de 50 genótipos.

O pesquisador explica que a banana é a principal fruta produzida no mundo e a segunda fruta em volume produzido no Brasil, com 6,7 milhões de toneladas de frutos colhidos (IBGE,2019). No Estado de Mato Grosso a banana é a principal fruta, com uma produção de 75 mil toneladas em uma área de 6.724 hectares (IBGE, 2017).

 



fonte: Assessoria



JBA rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados