Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Acrimat em Ação encerra primeira etapa em Cáceres com palestra e dia de campo
Data:10/03/2020 - Hora:06h57
Acrimat em Ação encerra primeira etapa  em Cáceres com palestra e dia de campo
Abertura do evento no Sindicato Rural (Foto: Assessoria)

 O encontro que encerrou a primeira rota do Acrimat em Ação, realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e parceiros, foi aberto pelo vice-presidente da instituição, Amarildo Merotti, na sexta-feira (7), no Parque de Exposições Doutor José Rodrigues Fontes, em Cáceres. Na ocasião, pecuaristas, trabalhadores rurais e estudantes puderam participar da palestra do doutor em zootecnia, Flávio Dutra, sobre o programa “Boi 777”, com o objetivo de melhorar a rentabilidade da propriedade por meio da nutrição animal.

O programa visa à integração entre pasto e suplementação para garantir animais mais pesados em menos tempo, de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente a exportação.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, o programa Acrimat em Ação é uma oportunidade de levar conhecimento ao campo de forma que o tanto os pecuaristas quanto os trabalhadores rurais possam investir em estratégias para melhorar o desempenho na pecuária na região.

O pecuarista e diretor regional da Acrimat, Neto Gouveia, afirmou que ações como esta contribuem para a profissionalização do campo. “A pecuária mudou muito nos últimos anos e nós precisamos de informações, precisamos de técnicas que possam garantir avanços e resultados mais rentáveis ao produtor”, comentou.

Também participaram do evento o deputado federal Doutor Leonardo, o presidente da Associação dos Produtores de Sementes (Aprosmat), Guthemberg Carvalho Silveira, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), o prefeito de Cáceres, Francis Mary, e a vice-prefeita, Eliene Liberato, além dos diretores da Acrimat.

Dia de Campo - A Rota 1 do programa Acrimat em Ação foi encerrada no sábado com um dia de campo na Fazenda Girau, em Cáceres. O município tem o maior rebanho do Estado, com cerca de 1,1 milhão de cabeças.

Na propriedade, os participantes puderam observar in loco a aplicabilidade do tema tratado na palestra do zootecnista Flávio Dutra. Área do pecuarista Marcello Affonso, lá foi demonstrada a integração entre pasto que, segundo o pesquisador, é o principal elemento da nutrição, e a suplementação que pode ser inserida de maneira a garantir ganho de peso, sem prejudicar a qualidade do animal.

As experiências feitas na fazenda comprovam que a alimentação bem planejada garante animais com pesos de mercado em menos tempo. “Hoje, o mercado não aceita mais animais acima de dois anos e meio, especialmente o mercado de exportação. Então, o pecuarista precisa se adequar ao mercado”, comentou Flávio Dutra.

O projeto “Boi 777”, desenvolvido pelo zootecnista, remete ao ganho de sete arrobas na cria, sete arrobas na recria e sete arrobas na engorda até o abate. Para alcançar essa meta, segundo ele, o pecuarista precisa observar a qualidade do pasto, desenvolver estratégias para aproveitamento, melhoramento e correção da pastagem, além do momento correto de inserir a suplementação e obter um animal de qualidade.

Na ocasião, uma roda de conversa ainda proporcionou a troca de ideias e experiências aplicadas também em outras propriedades da região.

 

Dia de Campo na Fazenda Girau  (Foto: Assessoria)

 




fonte: Assessoria



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados