Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
FIPe 2020 muda regulamento para proteger espécies de peixe
Data:06/03/2020 - Hora:09h39
FIPe 2020 muda regulamento para proteger espécies de peixe
Secretário Junior Trindade disse que medida visa proteger o meio ambiente (Foto: JCC)

A equipe da Prefeitura de Cáceres, através do secretário de Turismo e Cultura, Junior Trindade e demais funcionários da instituição, se reuniram na Secretaria de Turismo com os membros da Comissão de Arbitragem das competições de Pesca Esportiva do FIPe, que tem como participantes biólogos e técnicos que a compõem a mais de cinco anos,  nos últimos três anos, desenvolveram um trabalho monitoramento de impacto ambiental nas  espécies de peixes sobre as ações e práticas do pesque solte pelos competidores do Festival Internacional de Pesca Esportiva ( FIPe).

O guia turístico e funcionário da Secretária de Turismo, Claudionor Duarte explicou que o Fipe evolui e esse ano existe um relatório que foi apresentado. “Através de relatórios e do Banco de Imagens produzidos pela Comissão de Arbitragem durante a Fiscalização e medição dos Peixes capturados e devolvidos ao Rio, foram analisados que algumas espécies poderiam ser excluídas do regulamento e suprimidas suas pontuações, por entenderem  que além de gerar um impacto negativo na sustentabilidade das espécies, são menos competitivas e criam um desequilíbrio em termos de Pontuações com as Espécies Nobres de maior Pontuação e esportividade na competição de pesca”.

O secretário Junior, disse que por meio da comprovação do relatório entendeu a importância de acatar as instruções para proteger o nosso meio ambiente. “O Fipe é também um evento de conscientização ecológica, assim sendo, a Comissão de Arbitragem entendeu a necessidade de excluir da Competição de pesca as seguintes espécies aqui referendadas no parecer do biólogo Mestre em Ciências Ambientais, Derick Victor de Souza Campos, e na pesca esportiva, o peixe volta pra água vivo”. Finalizou Junior.

Segundo Derick, na prática da pesca esportiva, o objetivo não é a complementação de proteína na alimentação, mas sim, a testar a habilidade do pescador em capturar o peixe, e por fim, devolvê-lo ao rio ainda vivo e com plenas condições de sobreviver. “Alguns peixes, como é o caso da corvina e piauçu, ficam muito estressados durante a captura, e quando são devolvidas a água, dificilmente sobrevivem ao processo de compressão/descompressão na coluna d’agua. O mesmo acontece com o peixe palmito e o jurupensem, estes, ainda com o agravante de “engolirem” o anzol na maioria das vezes. Esses problemas acabam prejudicando o competidor, o qual, por regra, terá da sua pontuação, descontados 200 pontos a cada espécime morto durante o torneio.

A exclusão dessas espécies da lista de peixes válidos para o FIPe, facilita o processo de medição e pontuação, diminuindo o trânsito das embarcações de fiscalização nas raias de pesca, visto que esses peixes são os mais pescados durante a competição pois andam em cardumes. Além disso, diminuir as espécies alvo da competição, a torna mais competitiva, pois os participantes podem preparar seus apetrechos de pesca focados em menos espécies”.

 

 




fonte: Assessoria



anuncie aqui JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados