Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Câmara aprova Protocolo de Intenções de filiação de Cáceres ao novo Consórcio de Saúde de Cuiabá
Data:04/03/2020 - Hora:07h15
Câmara aprova Protocolo de Intenções de filiação  de Cáceres ao novo Consórcio de Saúde de Cuiabá
Vereador Jerônimo Gonçalves, relator da Comissão de Saúde (Foto: Assessoria)

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Cáceres, Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal:  “Que ratifica Protocolo de Intenções com a finalidade de integrar o Município de Cáceres ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá.”

O Projeto foi aprovado por 8 votos favoráveis, 5 contrários (Cézare Pastorello, Claudio Henrique Donatoni, Rosinei Neves, Valdeníria Dutra e José Eduardo Torres) e 1 abstenção (Alvasir de Alencar, em tratamento de saúde).

Os parlamentares favoráveis à filiação ao novo consórcio, que ainda não foi criado, defenderam o Projeto por conta da variedade de especialidades médicas às quais os cacerenses passariam a ter acesso, incluindo exames que não são ofertados aqui, além da taxa administrativa de 17% ser consideravelmente mais baixa que a cobrada pelo Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (CISOMT), do qual Cáceres se desfiliou no ano passado, que era de 40%,  segundo o vereador Wagner Barone.

O vereador Valter Zacarkim, favorável à adesão ao novo Consórcio, relatou que a cidade deixou o CISOMT devido a denúncias de irregularidades e falta de transparência nas contas do mesmo. Este argumento foi reforçado pelo vereador Barone, que disse ter feito diversos requerimentos referentes a dívidas financeiras do CISOMT ao município no valor de R$300 mil, por conta de exames e atendimentos não realizados pelo Consórcio. Ele diz não ter recebido quaisquer respostas. 

"Todas as clínicas e médicos de Cáceres podem aderir ao Consórcio de Cuiabá, e os atendimentos que a população tem hoje continuarão sendo ofertados normalmente. Além disso, a Prefeitura já leva e traz pacientes à capital gratuitamente com ônibus e vans todos os dias, para realizarem especialidades que não temos aqui", disse o Presidente Rubens Macedo ao se posicionar favorável ao Protocolo de Intenções, que votaria apenas em caso de empate.

O vereador Jerônimo Gonçalves, relator da Comissão de Saúde, ressaltou que a população das cidades da região continuará a ser bem-vinda para atendimentos na rede municipal de Cáceres e que há um seletivo para a contratação de especialistas de vários segmentos da saúde em andamento.

O vereador Creude Castrillon apontou que uma não adesão ao novo Consórcio não garantiria o retorno da cidade ao CISOMT, deixando a população desamparada; já o vereador Denis Maciel, que é funcionário público da Saúde Municipal, detalhou a burocracia, a falta de acessibilidade e os custos elevados de operações urgentes como cateterismo e aneurisma, que seriam ofertados em Cuiabá.

Já os cinco vereadores que votaram contra o Projeto argumentaram que Cáceres será prejudicada ao se filiar a um Consórcio com outras grandes cidades de elevada população, todas "competindo" pelos serviços. Também opinaram que a Princesa do Paraguai é o polo econômico de sua região e se beneficiava disso quando integrava o CISOMT. Eles não se convenceram de que havia irregularidades na prestação de contas do mesmo, nem falta de especialistas.

"Temos um grande curso de Medicina na UNEMAT e várias empresas prestadoras de serviços médicos em Cáceres, que vão ser enfraquecidos se a população for obrigada a buscar atendimento fora. Além disso, as pessoas humildes vão ter de se deslocar à capital e passar o dia todo esperando a consulta, sem dinheiro ou refeições", opinou a vereadora Valdeníria.

Os vereadores Rosinei e José Eduardo contestaram a mudança de posição de muitos profissionais médicos que originalmente se opuseram à adesão ao novo Consórcio, e o vereador Pastorello relatou que apenas quatro dos 11 municípios com intenção de aderir ao mesmo assinaram o Protocolo de Intenções até o momento.

De forma geral, os opositores ao Projeto consideram um retorno ao CISOMT a melhor opção para o município, com o vereador Claudio Henrique enfatizando que Cáceres voltaria a ter acesso às especialidades ofertadas pelo CISOMT no dia seguinte à adesão e apontando a possibilidade de o Presidente do novo Consórcio ser o Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que está sofrendo um processo de impeachment. 

Após a votação que aprovou o Protocolo de Intenções, o vereador José Eduardo fez um requerimento verbal endereçado ao Executivo Municipal solicitando qual o prejuízo financeiro que Cáceres teve com o CISOMT e quais medidas foram tomadas quanto a isso. O requerimento foi aprovado e encaminhado ao Prefeito, que deve dar retorno em breve.

Com a assinatura de Cáceres, o Consórcio agora precisa de mais cinco municípios interessados em integrá-lo para ser oficialmente criado.

 

 

 




fonte: Assessoria



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados