Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Pesquisadora do IFMT Cáceres identifica bactéria com potencial de controle biológico no cultivo de
Data:04/03/2020 - Hora:06h55
Pesquisadora do IFMT Cáceres identifica bactéria com  potencial de controle biológico no cultivo de
Pesquisadora Rhavena Graziela Liotti (Foto: Assessoria)

A pesquisa de doutorado da bióloga Rhavena Graziela Liotti, professora do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, resultou na identificação de um microrganismo do guaranazeiro que pode ser usado no controle biológico de doenças em pimentões como alternativa para substituição de agrotóxicos na produção. As descobertas da tese da professora foram publicadas em três artigos científicos destacados em periódicos internacionais de referência nas áreas de microbiologia e biotecnologia.

De acordo com pesquisadora, durante o estudo da comunidade de bactérias do guaranazeiro foram isolados microrganismos da planta utilizando metodologias clássicas de microbiologia e realizados testes em laboratório para identificar potencial de aplicação na agricultura, como avaliação da capacidade dos microrganismos na fixação de nitrogênio, produção de hormônio de crescimento e sequestro de ferro. Durante ensaios no  laboratório com  um grupo de bactérias  chamada  actiniobacterias,  muito  estudadas

Para   produção  de antibióticos,  a pesquisa  identificou  a eficiência  do  microrganismo

Streptomyces griseocarneus R132 presente

no guaranazeiro para o controle de fitopatógenos, nome dado aos organismos que causam doença na planta. Os resultados foram confirmados também com a aplicação direta do microrganismo em plantas de pimentão doentes. 

"Além de controlar fitopatógenos, ele estimula o desenvolvimento da planta. Então, é uma alternativa sustentável para minimizar a utilização de agrotóxicos no controle de doenças no cultivo do pimentão e promover o crescimento e a saúde da planta como um todo", explica Rhavena.

Com orientação do professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Marcos Antônio Soares, a tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste, formada por universidades públicas da região. O estudo teve apoio dos órgãos públicos de fomento ao ensino superior e à pesquisa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Publicações
Os resultados da tese foram destacados na comunidade científica mundial por meio da publicação de três artigos científicos em revistas internacionais de referência nas áreas de microbiologia, controle biológico e biotecnologia.

A descoberta do potencial do microrganismo para controle de fitopatógenos e indução de crescimento do pimentão foi detalhada no volume 138 do periódico Biological Control com o título em língua inglesa "Streptomyces griseocarneus R132 controls phytopathogens and promotes growth of pepper (Capsicum annuum). A Revista é classificada pela Capes como qualis A2, categorizada entre os primeiros extratos que afere a qualidade de periódicos científicos.

Em outra publicação internacional, na revista qualis A2, Microbiological Research, volume 207, o título "Diversity of cultivable bacterial endophytes in Paullinia cupana and their potential for plant growth promotion and phytopathogen control" socializou a abordagem sobre o isolamento do microrganismo e o seu potencial biotecnológico.
O terceiro artigo foi publicado com enfoque em Metagenoma com a análise resultante do estudo das bactérias não cultiváveis da comunidade do guaranazeiro. O título "Characterization and comprehensive analysis of the ecological interaction networks of bacterial communities in Paullinia cupana var. sorbilis by 16S rRNA gene metabarcoding" foi destaque da edição 182 do Jornal Mundial de Microbiologia e Biotecnologia, World Journal of Microbiology and Biotechnology.

 




fonte: Assessoria



JBA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados