Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Contradições acumuladas
Data:12/02/2020 - Hora:06h48

 

Na semana passada o governador Mauro Mendes precisou enfrentar uma série de situações. A maioria em seu desfavor. A primeira, foi o presidente Jair Bolsonaro quem provocou os governadores a baixar o preço dos combustíveis, eliminando ou reduzindo o valor dos impostos.

Viralizou imediatamente. Vídeos do governador durante a campanha defendo menores impostos sobre os combustíveis. Não poderá porque esses tributos seguram parte do orçamento estadual.

No segundo momento continuou a brigada com setores econômicos do Estado por contra da mini-reforma tributária feita pelo governo.

A verdade é que o governador está muito pressionado pelos setores econômicos num crescente mal-estar nas relações como há muito não se via em Mato Grosso. Isso do ponto de vista externo.

Do ponto de vista interno o governador está preso nas diversas blindagens do orçamento. Lembrando que foi uma longa e minuciosa construção pra dar garantias à máquina pública de que ela comandaria os impostos arrecadados no Estado.

A situação ficou assim: os setores da economia se posicionando como nunca fizeram antes defendendo menor carga tributária. Os técnicos fazendários fazem contas para uma economia de mercado ideal. Os empresários amargando custos mais altos.

Concretamente, o que está em jogo divide-se em duas vertentes, 1 – o Governo precisa de mais dinheiro pra pagar as suas contas. 2- Os empresários não querem mais impostos. A população não diz nada, embora seja quem pague a conta no balcão do comércio.

Na prática só o governador tem a perder do ponto de vista político, porque a onda empresarial é crescente. Nos bastidores é péssima a percepção sobre a gestão. Isso sempre traz prejuízos eleitorais futuros.

Nesta semana que passou conversei com empresários a esse respeito. Vão fincar pé. O governo não pode fincar o pé indefinidamente. O governador sabe que o Estado gasta muito e gasta mal. Mas está impedido por dezenas de leis a mexer no orçamento. Porém, na visão de empresários mais lúcidos, esta é a chance de ouro dele mudar o discurso.

Aproveitando a onda que vem de fora criar um discurso pra dentro do governo de reformulações efetivas e mais profundas.

Do contrário, nunca se mexerá nesse mundo que vive à margem da realidade. Cada vez mais ávido por dinheiro, o setor público nunca abrirá mão de tudo o que acumulou nas últimas décadas.

O fato é que apareceu um claro e crescente ambiente de contestação ao sistema de impostos. Entendimento é o mínimo que cabe nessa confusão. O Estado precisa entender que os tempos a cada dia são outros. ___***Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

 

 



fonte: Onofre Ribeiro



rotary anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados