Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Interpretar a Palavra de Deus com docilidade, sem soberba, pede Papa
Data:24/1/2020 - Hora:07h22
Interpretar a Palavra de Deus com  docilidade, sem soberba, pede Papa
Reprodução

Ser dóceis à Palavra de Deus, que é sempre novidade. Esta é a exortação do Papa. Refletindo sobre a primeira leitura, Francisco se concentrou na rejeição “por parte de Deus” de Saul como rei, “profecia” confiada a Samuel.

O pecado de Saul, explicou o Pontífice, foi a falta de docilidade à Palavra de Deus, pensando que a própria “interpretação” da mesma era “mais correta”. “É a medula do pecado contra a docilidade”, esclareceu o Santo Padre. O Papa recorda que o Senhor havia dito a Saul para não tirar nada do povo que havia sido derrotado, mas isso não aconteceu.

O pecado da falta de docilidade, prosseguiu Francisco, está precisamente naquele preferir aquilo que penso e não o que ordena o Senhor. De acordo com o Santo Padre, quando homens e mulheres se rebelam contra a vontade do Senhor, não são dóceis, é como se cometessem um pecado de adivinhação. “Como se, mesmo dizendo acreditar em Deus, fosse a uma cartomante para ler as mãos por segurança. O não obedecer ao Senhor, a falta de docilidade, é como uma adivinhação”, esclareceu.

Segundo o Pontífice, quando alguém se obstina diante da vontade do Senhor, é um idolatra, porque prefere o que pensa, aquele ídolo, à vontade do Senhor. E esta desobediência a Saul custou o reino, porque rejeitou a Palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei, ponderou o Papa. Tal ato, incentiva os cristãos a pensarem um pouco sobre a docilidade:

“Muitas vezes nós preferimos as nossas interpretações do Evangelho ou da Palavra do Senhor ao Evangelho à Palavra do Senhor. Por exemplo, quando nós caímos nas casuísticas, nas casuísticas morais… Esta não é a vontade do Senhor. A vontade do Senhor é clara, está nos mandamentos, na Bíblia e a mostra o Espírito Santo dentro do seu coração. Mas quando eu fico obstinado e transformo a Palavra do Senhor em ideologia sou um idolatra, não sou dócil. A docilidade, a obediência”.

Citando o Evangelho, Francisco recordou que os discípulos eram criticados porque não jejuavam. “É o Senhor que explica que não se deve remendar um vestido velho com um pedaço de tecido cru, porque se corre o risco de piorar o rasgo. E que não se deve colocar vinho novo em odres velhos, para não quebrar os odres, perdendo tudo: portanto, vinho novo em odres novos”.

“A novidade da Palavra do Senhor – porque a Palavra do Senhor sempre é novidade, nos leva sempre avante – vence sempre, é melhor do que tudo. Vence a idolatria, vence a soberba e vence esta atitude de ser demasiado seguro de si mesmo, não pela Palavra do Senhor, mas pelas ideologias que eu fiz em volta da Palavra do Senhor. Há uma frase de Jesus muito boa que explica tudo isso e que a traz de Deus, do Antigo Testamento: ‘Quero misericórdia e não sacrifícios’”.

Ser um bom cristão significa então ser dócil à Palavra do Senhor, ouvir o que o Senhor diz sobre a justiça, sobre a caridade, sobre o perdão, sobre a misericórdia e não ser incoerentes na vida, usando uma ideologia para poder ir avante, alertou o Santo Padre. É verdade, acrescentou o Papa, que a Palavra de Deus às vezes coloca homens e mulheres em dificuldade, mas o diabo faz o mesmo, de maneira enganosa. Ser cristão, portanto, é “ser livres”, através da “confiança” em Deus, concluiu.___*** Vatican News




fonte: Vatican News



rotary AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados