Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Projeto Bichos do Pantanal promove campanha de conscientização em Cáceres
Data:22/1/2020 - Hora:06h57

O Projeto Bichos do Pantanal em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (3º Delegacia) vai promover a campanha DIREÇÃO LEGAL: RESPEITE A FAUNA com o objetivo de sensibilizar motoristas e população sobre o grave problema do atropelamento de animais silvestres nas rodovias.

Estimativas indicam que 15 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo. Estes atropelamentos estão entre as principais causas de mortalidade de animais silvestres no país. O número de mortes de animais por dia chega a 1,3 milhão, ultrapassando 470 milhões de animais mortos por ano.

Para tentar diminuir estes números alarmantes, a equipe de Educação Ambiental do Projeto Bichos do pantanal, com apoio de voluntários e da PRF, estará mobilizada entre os dias 27 e 30 de janeiro, nos períodos da manhã e tarde, distribuindo panfletos educativos no Posto Policial da PRF, que fica na BR 070, Km 741, Cáceres/MT.

"É muito ruim avistar animais atropelados nas estradas, todo mundo concorda. Mas nem todos sabem a gravidade deste problema para nossa biodiversidade" diz Mahal Massavi, professor da UNEMAT e coordenador da equipe de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal. Segundo ele, a maioria dos animais vítimas de atropelamentos são de pequeno porte, mas os de médio e grande porte, como as onças-pintadas, por exemplo, também aumentam as estatísticas de atropelamentos. "Além do problema ambiental, atropelamentos de animais podem provocar acidentes, colocando em risco os ocupantes dos carros envolvidos e até mesmo de outros veículos que podem estar transitando no momento" completa o professor.

Segundo o ecólogo Douglas Trent, chefe de pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal, é muito importante informar o cidadão sobre este problema e incentivar a direção defensiva e responsável. Porém, as soluções para o problema do atropelamento de fauna devem extrapolar as ações de conscientização e Educação Ambiental. "Ações como esta são muito importantes, pois sensibilizam a população acerca do problema. Mas a solução efetiva, segundo diversas pesquisas realizadas no Brasil e em outros países, é a construção das chamadas 'passagens de fauna', localizadas em locais estratégicos, definidos com base em levantamentos técnicos-científicos" explica.

Passagens de fauna são estruturas como túneis, pontes, viadutos ou até mesmo escadas, que permitem o trânsito seguro de animais ao atravessar as estradas. Para Ana Rúbia Oliveira, Gestora de Projetos e Marketing Instituto Sustentar, entidade que realiza o Projeto Bichos do Pantanal, ao abordar a questão da passagem de fauna a campanha DIREÇÃO LEGAL: RESPEITE A FAUNA promovida pelo projeto traz um diferencial em relação às outras campanhas. "Em geral estas ações focam no comportamento dos motoristas, estimulando a direção defensiva, o que é extremamente importante. Chamar a atenção para as passagens de fauna amplia o conhecimento sobre o problema e suas soluções" explica a Gestora. "É importante que o cidadão saiba que, além da mudança de comportamento nas estradas, ele pode também cobrar do poder público as soluções efetivas para este problema que além de grave é muito triste" completa. Ana Rúbia ainda ressalta que a iniciativa privada também pode e deve assumir sua responsabilidade e contribuir positivamente na busca de soluções. "Estradas privatizadas ou sob concessão sempre possuem obrigações contratuais de reformas e melhorias em sua infraestrutura. Assim, o setor privado também pode contribuir para mitigar ou até cessar os atropelamentos de nossa fauna".

 

 




fonte: Assessoria



rotary anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados