Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
A toxicidade
Data:22/1/2020 - Hora:06h40

É possível perceber relacionamentos amorosos dando sinais de perigosos

 Em 1991 estreou mundialmente o filme americano “Dormindo com o Inimigo”. Nele é narrada a história amorosa de Sara e Martin. De início o enredo retrata um casamento perfeito, onde o homem se desmancha de amor por sua escolhida. Com o passar do tempo, ficam comum as agressões do homem contra a mulher, já que o marido é obsessivo e agressor. Constantemente ela sofria lesões corporais.

Segundo a história, o temor da mulher era tanto que a todo momento, após perceber estar em relacionamento totalmente abusivo, tentava fugir do homem. Boa parte do enredo narra a mulher em busca de socorro. Até que, para se livrar de vez, forjou a sua morte, sumindo do agressor e mudando de nome. Ele passou a procurá-la incessantemente ao desconfiar da trama.

Naquela época, apesar de toda a monstruosidade revelada para a sociedade, pouco se acreditou que “na vida real” alguém pudesse sofrer daquela forma. Ledo engano. As perseguições a mulheres e feminicídios com riquezas de maldades são fato. Parece que as histórias se repetem, mudando, às vezes, as vítimas. Digo e repito: às vezes. Existem inúmeras mulheres vítimas de homens que já agrediram outras mulheres.

Martin, além de cometer violência doméstica contra a personagem Sara, também demonstrava perseguições típicas de portadores de transtornos obsessivos compulsivos. Ver a mulher preocupada com a arrumação das toalhinhas do banheiro, que deveriam estar em perfeita ordem para não ser espancada, é assustador.

Todavia, é possível perceber relacionamentos amorosos dando sinais de perigosos, de extrema perseguição e violência. Conviver com alguém e tentar o mudar, é deixar a essência daquela pessoa por quem se apaixonou de lado. Existe a insistência em começar a se relacionar e apostar “moldar” a outrem. De outro lado, pesquisa da Data Senado aponta que 72% das mulheres entrevistadas, e que sofrem violência doméstica e familiar, preferem não buscar ajuda do Poder Público por medo do agressor.

No Show Business brasileiro um certo casal tem chamado a atenção. Os dois são famosos, e resolveram se unir em namoro. Ele e ela possuem muitos fãs. Estão no auge do sucesso. Ambos conheciam o trabalho um do outro e da outra, antes de iniciarem o romance. Sem fãs nada seriam, não há qualquer dúvida. Entretanto, é visível o ciúme entre ele e ela e vice-versa. O que assusta é a forma como a mulher é exposta. A todo momento é mostrado que “força” o homem a tomar uma decisão sobre casamento, e ele faz questão de deixar isso público. Ela oferece presentes caríssimos a ele para que o pedido de casamento seja uma realidade. Certa vez, em um dos parques da Disney, o homem mostra uma foto em rede social onde está ajoelhado aos pés dela como se fosse a pedir em casamento de maneira romântica diante do castelo da Cinderela. Mas, a legenda da foto era a seguinte: “posso amarrar o seu tênis? ”. Da última vez que retomaram o relacionamento, após um dos términos, ela assume a culpa da briga publicamente. A humilhação fica evidente para com ela.

Porque algumas aceitam tanta exposição? Porque uma mulher independente financeiramente ainda persiste em relacionamentos tóxicos? A humilhação é normal? A cultura de que as mulheres devem se casar ainda persiste?

É bom reforçar que humilhação, constrangimento e agressão de qualquer órbita no ambiente doméstico e familiar pode redundar na confecção de boletim de ocorrências com as implicações da Lei Maria da Penha, com o pedido de medida protetiva de urgência. A referida norma tem garantido a integridade física de muitas mulheres, evitando os temidos feminicídios. ___***ROSANA LEITE ANTUNES DE BARROS é defensora pública estadual.

 

 




fonte: ROSANA LEITE ANTUNES DE BARROS



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados