Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Dengue não é doença
Data:21/1/2020 - Hora:05h21

Dengue não é doença! Dengue é nua e cruamente falta de higiene de uma sociedade humana mal educada, mal informada que ainda não sabem o que é viver em sociedade civilizadamente, ai incluso a incompetência dos gestores públicos meio pataca, de mundo e de pensamento altruísta.

Como se sabe a infestação e proliferação desse male é causado pelo mosquito Aedes aegypti, no meio ambiente tendo como principal causa a falta de higiene da sociedade humana e da responsabilização do poder público via gestores meio pataca, que não cumpre e nem zela pela sua missão.

A dengue é hoje uma questão de saúde pública extremamente séria, no país inteiro, porém, paradoxalmente é previsível e evitável, mas? Por falta de gestão e de cuidados básicos no viver e conviver em sociedade, permite-se que estes insetos proliferarem em ambientes sujos, abandonados mal cuidados...

Estamos vivendo um momento de grande possibilidade de proliferação desenfreada desse inseto causador da dengue chamado Aedes aegypti em área de concentrações humanas em 2020, ainda esquecidos pelo agentes públicos.  Como se sabe o verão quente e chuvoso chegou e com ele as condições ideais para que isso ocorra novamente naturalmente.

Mas afinal o que Dengue? Dengue é uma enfermidade causada pelo vírus arbovrius, originada no sudeste asiático, que vem causando epidemias mundo afora. Na década de 50 uma pandemia de dengue ocorreu no sudeste Asiático e espalhou-se pelas regiões tropicais. 

Intensificando nos últimos 20 anos, mundo afora, proliferando rumo ao Sul do Pacifico, África Oriental, Ilhas Caribenhas, América Central e América do Sul, especialmente pela falta de políticas públicas sustentáveis para combater a proliferação desse mal.

Como se sabe os principais hospedeiros são os vertebrados, dentre eles os seres humanos, o vírus apresenta manifestações clinicas da infecção em períodos de viremia de aproximadamente sete dias.

Atualmente, a dengue arbovirose é a mais comum e atinge o ser humano, de maneira direta sendo responsável por cerca de 100 milhões de casos=ano, infectando pessoas mundo afora.

O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti! O ovo desse animal pode permanecer por até quatrocentos e cinquenta dias em estado de latência na natureza antes de eclodir e dar origem a um novo ser.

Como se sabe dengue também pode significar melindre, derretimento, afeminação. Porém, no caso em tela é desleixo no duro do poder público e de uma sociedade humana mal educada que ainda não conseguiu conviver em comunidades especialmente urbana.

Embora seja uma enfermidade primitiva, ocorrendo desde tempos idos, cientistas e pesquisadores ainda não conseguiram criar uma vacina, um antígeno, uma profilaxia eficiente capaz de deter este inseto...

Hoje o que ainda se vê pelo mundo são hospitais cheios de gente infectada com essa primitiva enfermidade chamada dengue, causando um sério problema de saúde pública.

Como a dengue se manifesta nas pessoas? Normalmente os sintomas mais comuns são dores musculares, evoluindo para febre, eruptiva, infecciosa, aguda...

O que fazer para evitar a proliferação deste mosquito? Com práticas simples como limpar: praças, logradouros públicos, remover água parada, fazer controle fitossanitário em ambientes que concentram focos do inseto, esse é o primeiro passo para evitar a proliferação.

Vale ressaltar que: se o poder público e sociedade cumprissem as regras do jogo, se responsabilizando por seus direitos e deveres certamente poderíamos viver melhor e com mais qualidade de vida, não é mesmo? ___***ROMILDO GONÇALVES é biólogo e professor da UFMT.

 




fonte: ROMILDO GONÇALVES



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados