Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Reforma Administrativa
Data:15/1/2020 - Hora:06h36

A medida visa consertar as coisas futuras, com novas regras para o funcionalismo

Há duas grandes reformas que o governo precisa bancar para transformar em realidade as estimativas de crescimento deste ano: a Administrativa e a Tributária. Eu diria que a primeira é um pouco menos difícil e um tanto mais urgente.

Menos difícil não quer dizer fácil porque embora pareçam óbvias a utilidade e a premência desta reforma, existem poderosas forças contrárias dispostas a manter os privilégios do funcionalismo público, ponto central da desavença.

Em números redondos de cada cem trabalhadores, 95 trabalham na iniciativa privada e cinco nos Estados e na União, todos com salários exagerados e invejáveis regalias custeados pelos impostos do povo.

Segundo dados do Banco Mundial funcionários Federais ganham em média o dobro dos trabalhadores privados com a mesma formação. Ainda segundo esta fonte entre 2003 e 2017 os gastos com este pessoal teve um aumento de 80% acima da inflação por conta da pressão dos sindicatos do PT que usaram as greves para exigir aumentos desproporcionais à categoria que representam.

Se somos tantos na iniciativa privada - a que gera receita para pagar as despesas – contra, proporcionalmente, tão poucos na esfera pública – a que gasta o que a primeira produz – como foi possível deixarmos os governos do PT nos levarem a essa situação calamitosa?

Uma pista que podemos seguir para entender a dominação de tão poucos sobre tantos, é a atuação dos barulhentos sindicatos de diversas categorias de servidores, que proliferam no País.

A situação ficou tão ruim, isto é, o funcionalismo apoderou-se tanto dos cofres públicos, que hoje poucos Estados conseguem caixa suficiente para manter os salários em dia. Pagar a folha salarial no vencimento é considerado uma façanha para governadores e prefeitos.

A Reforma Administrativa esboçada nem cogita mexer na situação atual dos funcionários, pois estes já tomaram conta do tesouro dos Estados, Municípios e da União e não permitem qualquer mudança no chamado “Direito Adquirido”. Se é que o nome “direito” pode ser usado para algo tomado na marra, e “adquirido” sirva pra nominar vantagens usurpadas. A Reforma quer somente consertar as coisas futuras, estabelecendo novas regras para o funcionalismo e também outros salários.

Mas, se ela não altera os ganhos ou vantagens dos atuais servidores, porque enfrenta tamanha resistência entre eles e seus representantes? De novo a respostas leva à atuação dos sindicatos. O que está em jogo é a perpetuação da sinecura dos funcionários que dirigirem esses órgãos. E não adianta virem com a cantilena que estão tentando preservar a qualidade dos servidores mantendo os salários altos, porque, com certeza, mesmo com ganhos muitos menores que os atuais, não faltariam candidatos de altíssimo nível para fazer os concursos públicos. Na verdade a formação dos atuais servidores muitas vezes são superiores à necessidade dos cargos, e o que é pior, ela, a formação, quase sempre foi alcançada às custas do próprio Estado.

Será que os 95% que pagam, a contragosto, os salários dos gulosos 5% vão submeterem-se mais uma vez à ditadura dos sindicatos que nos últimos governos, urdindo danosas greves, transferiram o dinheiro do povo para os bolsos dos funcionários públicos? ___***Renato de Paiva Pereira é empresário e escritor.

 




fonte: Renato de Paiva Pereira



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados