Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
AL promete entrar na briga pela autonomia da Unemat
Data:19/12/2019 - Hora:07h24
AL promete entrar na briga  pela autonomia da Unemat
Assunto foi abordado em reunião realizada na semana passada (Foto AL-MT)

Os deputados Eduardo Botelho, Lúdio Cabral e Thiago Silva, presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa garantiram a realização de uma força-tarefa, junto ao governo do estado, como forma de buscar diálogo e garantir a manutenção da autonomia financeira da Universidade Estadual de Mato Grosso. A instituição de ensino foi alvo este mês, de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pela Procuradoria-Geral do Estado e acatada pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de liminar, suspendendo partes dos artigos 245 e 246 da Constituição Estadual, quebrando o vínculo constitucional do Estado com a Unemat, sem a obrigação antes garantida, de repassar 2,5% da Receita Corrente Líquida da máquina estatal à instituição de ensino.

O assunto será tema de audiência pública hoje, (19), sob o comando do parlamentar Thiago Silva. Entretanto, na última segunda-feira (16), em reunião realizada na presidência do parlamento estadual, Botelho garantiu ao reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, buscar alternativas junto ao governador Mauro Mendes (DEM, na tentativa de reverter esta situação.

Zanin teme um retrocesso gigantesco na instituição, com a ação do governo, ao destituir o vínculo que garantia o percentual da Receita Líquida do Estado. O assunto também foi abordado em reunião anterior, realizada na última sexta-feira(13), ocorrida igualmente no parlamento, quando o deputado democrata já teria se comprometido em buscar diálogo junto ao comando do Palácio Paiaguás. "Vamos conversar com o governo e buscar caminhos que atendam as necessidades da Unemat".

Em meio a este imbroglio jurídico, o reitor da Unemat afirmou que a instituição de ensino foi pega de surpresa, ao lembrar que a Unemat não teria sido comunicada sobre a ação do governo. "Estamos pedindo que a Assembleia entre com recurso e ajude a fazer a discussão para que possamos voltar a ter o vínculo constitucional e a garantia de financiamento da Unemat," disse Zanin.

Para ele, a decisão representa um dos maiores retrocessos dos últimos 15 anos na história da universidade. “Não teremos como planejar a longo prazo de como a universidade irá atender Mato Grosso. E ficaremos à mercê de uma discussão anual de orçamento e LOA”, acrescentou Zanin.

Concluindo, Zanin disse que a Unemat conta com uma receita de R$ 392 milhões; aproximadamente 23 mil alunos; 13 câmpus, 45 polos (núcleos pedagógicos e cursos a distância), 30 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e quase 800 professores, sendo desses 450 são doutores. A previsão para 2020 é de R$ 425 milhões, mas, de acordo com o reitor, sem o vínculo constitucional, a Unemat fica sujeita aos decretos de contingenciamento.

 

 




fonte: Assessoria com Redação



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados