Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Vaga de Selma seria restrita para postulantes não eleitos
Data:17/12/2019 - Hora:06h56
Vaga de Selma seria restrita  para postulantes não eleitos
Barbudo, seria um dos pretensos à vaga da cassada Selma.(Foto Arquivo)

Com a cassação do mandato da senadora Selma Arruda pelo Tribunal Superior Eleitoral, muito políticos mato-grossenses estariam arregimentando seus partidos e articulando aportes financeiros para disputarem a vaga, mas em meio a esta corrida começa a ser debatido o entendimento de alguns juristas e membros da Corte Eleitoral, que como se trata do mesmo sufrágio, candidatos e eleitos nas urnas, em 2018, não poderiam concorrer de novo, por se tratar do mesmo sufrágio.

Respaldam esta discussão, consultas feitas por pretensos candidatos à experts em Legislação eleitoral e até mesmo ao TSE - sobre requisitos de elegibilidade -, e se esta será uma nova eleição ou uma continuação da eleição de 2018. E já com resposta que só poderão concorrer aqueles que, em 2018, disputaram vaga ao Senado. E que deverão ser alijados neste sufrágio, aqueles que tenham concorrido à Câmara Federal, Legislativo estadual ou mesmo em cargos majoritários como a Vice-governadoria.

O debate por enquanto está aberto, quanto a falta de uma definição mais clara sobre a possibilidade de que candidatos em 2018, vencedores e derrotados, poderão pleitear a vaga.

A prevalecer a tese do veto a candidatos de 2018, ficariam impedidos de pleitear a vaga deixada pela juíza aposentada, por exemplo, nomes como dos deputados estaduais como Eduardo Botelho, Ludio Cabral, Valdir Barranco, ou federais como Carlos Bezerra, os bolsonaristas Nelson Barbudo e Medeiros, bem como, Gisela Simona. Ou ainda em cargos majoritários como seria, por exemplo, a condição de Otaviano Pivetta, vice-governador. Nomes que já vêm sendo cotados e colocados pelas siglas, com disposição de pleitear a vaga deixada com o fim do mandato de Selma Arruda. As datas disponíveis para a nova eleição ao Senado são 8 de março, 26 de abril, 10 de maio ou 21 de junho.

 

 




fonte: Da Redação



anuncie JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary alimento
rotary
zoom
High Society
Celebraram 55 anos de união pautada no amor, companheirismo e respeito o casal Antônio Mendes e Creuza, a quem enviamos nosso Destaque Especial do dia com votos de felicidades, rogando ao Criador que a chama desse amor continue brilhando e que a alegria se renove a cada dia fortalecendo essa linda união. Nosso brinde a vocês! Tim Tim!!! Uma semana regada de coisas boas a Luciane Castrillon por mais um ano de vida, ela que festejou no aconchego do lar, recebendo o carinho especial da família e rol de amigos.  Que essa data possa ser celebrada sempre com saúde, amor e realizações. Felicidades mil!  Felicitações a linda Vivian Rondon pela passagem do seu natalício. Que esse novo ano seja repleto de alegrias, saúde e prosperidades ao lado de sua família. Parabéns!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados