Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Rotary Club de Cáceres se posiciona a favor do projeto de Saneamento
Data:30/11/2019 - Hora:10h53

A ausência de obras de infraestrutura como as de saneamento básico (leia-se esgoto), ocasionam a proliferação de fossas sépticas, fazendo com que os esgotos não tratados sejam jogados diretamente no subsolo, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos, os quais são de suma importância para a manutenção dos recursos hídricos, e consequentemente afetando diretamente na saúde da população.

Nesse contexto   diante das discussões acaloradas vividas em Cáceres nos últimos dias,  acerca de um possível empréstimo que o município pretende fazer para a implantação da coleta e tratamento do esgoto doméstico, o Rotary Club de Cáceres, após decisão em reunião,  vem a público apoiar o projeto do executivo. Ressaltando que essa polêmica se torna obsoleta, quando na ponta do lápis, o cociente em favor de uma população urbana com coleta e tratamento de esgoto doméstico, fecha a conta e o resto, é a preservação da saúde.

Para se ter uma ideia, no Brasil o serviço de coleta e  tratamento de esgoto, é ofertado a uma pequena parcela da população, anotando o Instituto Trata Brasil, que somente 52,36% da população brasileira tem acesso a coleta de esgoto e apenas 46% do esgoto doméstico coletado no país é tratado, ou seja, quase 48% de todo esgoto gerado no pais não é coletado e do que é coletado mais da metade não é tratado. Todo esse esgoto acaba por contaminar lagoas, lagos, rios e o solo, gerando os mais diversos problemas de saúde e ambiental. Então, quando cidades são dotadas de um processo de coleta racional de esgotos com devido tratamento,  o resultado é um ganho significativo para toda a população e o meio ambiente.

Uma das primeiras constatações pelo poder público, é a queda na procura por parte da população por serviços médicos em postos e hospitais,  pois as diversas doenças oriundas da ausência da coleta do esgoto doméstico como por exemplo as diarreias passam a ter uma baixa ocorrência. Outro aspecto positivo é que a população adulta e economicamente ativa também passa a adoecer menos e com isso as ausências nos postos de trabalho diminuem, aumentando assim sua produtividade. Inegável, que esse ganho de produtividade, acarreta em um maior PIB e maior arrecadação de tributos, ganha todos, não sendo por acaso, a assertiva da Organização Mundial da Saúde – (OMS),  que para cada R$ 1,00 real investido em saneamento básico, há uma economia de R$ 4,00 reais em gastos com o sistema de saúde pública. Com isso o município pode direcionar os valores que deixaram de ser gasto com atendimentos, medicamentos e internações para outras áreas de serviços, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos seus munícipes.

Ressalte-se que a coleta e o tratamento do esgoto doméstico influencia na atração de novos investimentos, principalmente na aérea do turismo, e como Cáceres é uma cidade que precisa melhorar a atividade turística, pois a mesma tem potencial para isto,nada mais justo que se alinhe no projeto afim. Uma vez em atividade o serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico a cidade passará a ter um diferencial para aqueles que têm a intenção de investir na atividade turística, assim, como para aqueles que pretendem visitar e desfrutar dos atrativos turísticos que a cidade tem para oferecer. Diante de toda a importância e ganhos que uma cidade tem com a implementação do serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico, o ROTARY CLUB DE CÁCERES é favorável, apoia e aprova o projeto em discussão.

Severino de Paiva Sobrinho e associados




fonte: Severino de Paiva Sobrinho e associados



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Brinde ao casal Xonei e Selma Ourives pela passagem de mais um aniversário de casamento. Durante esses 20 anos de caminhada a dois muitos obstáculos foram vencidos, muitas alegrias e tristezas foram compartilhadas, mas em todos os momentos o amor foi o alicerce. Parabéns e que Deus abençoe sempre vocês!!! Abrilhantando nossa High Society a jurista Cibelia Maria Lente que recebeu homenagem pelo Jubilei de Prata da Faculdade de Direito da Unemat. Conhecedores que somos da sua dedicação e amor a profissão congratulamos desse reconhecimento. Com ligeiro atraso, mas em tempo de felicitar  o jornalista Luizmar Faquini, que ontem marcou mais um golaço no placar da vida e festejou a data envolto ao carinho dos colegas de trabalho na Rádio Difusora, dos familiares e rol de amigos. Hoje nós da família do Jornal Correio Cacerense dedicamos esse espaço a você, rogando ao Criador muitas bênçãos de saúde, paz e felicidades. Que essa data se repita por muitos anos. Grande abraço!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados