Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Rotary Club de Cáceres se posiciona a favor do projeto de Saneamento
Data:30/11/2019 - Hora:10h53

A ausência de obras de infraestrutura como as de saneamento básico (leia-se esgoto), ocasionam a proliferação de fossas sépticas, fazendo com que os esgotos não tratados sejam jogados diretamente no subsolo, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos, os quais são de suma importância para a manutenção dos recursos hídricos, e consequentemente afetando diretamente na saúde da população.

Nesse contexto   diante das discussões acaloradas vividas em Cáceres nos últimos dias,  acerca de um possível empréstimo que o município pretende fazer para a implantação da coleta e tratamento do esgoto doméstico, o Rotary Club de Cáceres, após decisão em reunião,  vem a público apoiar o projeto do executivo. Ressaltando que essa polêmica se torna obsoleta, quando na ponta do lápis, o cociente em favor de uma população urbana com coleta e tratamento de esgoto doméstico, fecha a conta e o resto, é a preservação da saúde.

Para se ter uma ideia, no Brasil o serviço de coleta e  tratamento de esgoto, é ofertado a uma pequena parcela da população, anotando o Instituto Trata Brasil, que somente 52,36% da população brasileira tem acesso a coleta de esgoto e apenas 46% do esgoto doméstico coletado no país é tratado, ou seja, quase 48% de todo esgoto gerado no pais não é coletado e do que é coletado mais da metade não é tratado. Todo esse esgoto acaba por contaminar lagoas, lagos, rios e o solo, gerando os mais diversos problemas de saúde e ambiental. Então, quando cidades são dotadas de um processo de coleta racional de esgotos com devido tratamento,  o resultado é um ganho significativo para toda a população e o meio ambiente.

Uma das primeiras constatações pelo poder público, é a queda na procura por parte da população por serviços médicos em postos e hospitais,  pois as diversas doenças oriundas da ausência da coleta do esgoto doméstico como por exemplo as diarreias passam a ter uma baixa ocorrência. Outro aspecto positivo é que a população adulta e economicamente ativa também passa a adoecer menos e com isso as ausências nos postos de trabalho diminuem, aumentando assim sua produtividade. Inegável, que esse ganho de produtividade, acarreta em um maior PIB e maior arrecadação de tributos, ganha todos, não sendo por acaso, a assertiva da Organização Mundial da Saúde – (OMS),  que para cada R$ 1,00 real investido em saneamento básico, há uma economia de R$ 4,00 reais em gastos com o sistema de saúde pública. Com isso o município pode direcionar os valores que deixaram de ser gasto com atendimentos, medicamentos e internações para outras áreas de serviços, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos seus munícipes.

Ressalte-se que a coleta e o tratamento do esgoto doméstico influencia na atração de novos investimentos, principalmente na aérea do turismo, e como Cáceres é uma cidade que precisa melhorar a atividade turística, pois a mesma tem potencial para isto,nada mais justo que se alinhe no projeto afim. Uma vez em atividade o serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico a cidade passará a ter um diferencial para aqueles que têm a intenção de investir na atividade turística, assim, como para aqueles que pretendem visitar e desfrutar dos atrativos turísticos que a cidade tem para oferecer. Diante de toda a importância e ganhos que uma cidade tem com a implementação do serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico, o ROTARY CLUB DE CÁCERES é favorável, apoia e aprova o projeto em discussão.

Severino de Paiva Sobrinho e associados




fonte: Severino de Paiva Sobrinho e associados



JBA AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados