Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Um delírio Suicida
Data:19/11/2019 - Hora:07h04

Um tratado de livre comércio entre Brasil e China, com a abolição de todos os impostos de importação de parte a parte só pode passar pela cabeça de quem desejasse, no espaço de poucos anos, transformar o Brasil numa colônia extrativista completa. Procure por aí um industrial – mesmo de áreas mais simples, como têxteis, confecções, calçadistas – e pergunte a eles qual a condição que teriam de concorrer com importados chineses com tarifa zero de importação. As respostas só variarão entre quebrar, falir, fechar e arruinar-se. A China exporta mais de dez vezes o que o Brasil vende para o exterior: US$ 2,5 trilhões, 30% disso em várias categorias de eletroeletrônicos.

A China responde por 50% da produção mundial de têxteis e por 47,2% das confecções. O Brasil, mesmo sendo o 5° maior produtor do mundo, responde por apenas cerca de 2,5 de cada um dos dois setores. No aço, a exportações chinesas do produto direto e no indireto (produtos onde há uso intensivo do material) sobem a taxas de 10% ao ano. O caminho para um tratado deste tipo teria obstáculos geopolíticos imensos, criando condições para um exportador de grãos para a China – soja e milho – que em nada interessa aos EUA te como competidores. Um eventual efeito negativo para o acordo Mercosul-União Europeia, que parece ter “melado” antes de nascer nem teria tanta importância, justamente por isso.

Nossa relação de comércio com a China, como você vê no gráfico, não precisa ser expandida a qualquer preço, precisa é focar em pontos que nos tragam mais que a simples receita cambial, mas investimentos, “matéria-prima” que os chineses têm sobrando, sobretudo numa quadra de juros baixos pelo mundo. É muito mais vantajoso, com os chineses, firmar acordos de compras diretas, em condições tarifárias especiais, envolvendo investimentos em infraestrutura no Brasil – onde interessa à China ter participação em extração de petróleo, produção de energia, ferrovias e portos, em troca de cotas a preço firme de petróleo, minérios e grãos. Importar produtos industriais do Brasil – afora na área de aviação ( e ainda assim com joint-ventures na China, isso se a compra da Embraer pela Boeing não arrefecer seu interesse) – não está no radar chinês. Como propaganda, porém, entrou na visita dos Brics como uma conversa xingling sobre um acordo fadado a não sair. ***___Fernando Brito é jornalista e analista político.

 



fonte: Fernando Brito



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados