Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Brasil verá mini eclipse do planeta vizinho pela 4ª vez
Data:09/11/2019 - Hora:09h59
Brasil verá mini eclipse do  planeta vizinho pela 4ª vez
Opção segura para ver o fenômeno, é usar a lente de soldador (Foto Ilustrativa)

Na próxima segunda-feira (11), vai ocorrer um evento astronômico interessante e pouco conhecido: um trânsito planetário, fenômeno de detecção de exoplanetas, aqueles fora do Sistema Solar, que se dá quando um planeta passa na frente de um observador que esteja observando a estrela do seu sistema. Muita gente chama isso de "mini eclipse", já que o planeta é incapaz de bloquear toda a luz da estrela.

Às vezes, podemos observar trânsitos de planetas no nosso Sistema Solar e de tempos em tempos, Mercúrio e Vênus passam na frente do disco solar e podemos observar isso aqui da Terra, com os devidos cuidados. O trânsito de Mercúrio que, acontece por volta de 13-14 vezes a cada 100 anos, como na próxima segunda-feira, quando deve começar às 9h35 da manhã e durar até às 15h04. Durante o evento, será possível ver Mercúrio como um círculo bem escuro contra a superfície iluminada do Sol.

Mas atenção! Nunca, jamais, em nenhuma hipótese olhe diretamente para o Sol! Principalmente se você tiver alguma luneta ou telescópio. As chances de uma lesão grave e permanente são imensas. Nem mesmo use soluções caseiras de vidros sujos ou radiografias, isso não filtra os raios ultravioleta.

Uma opção segura é procurar a famosa "lente de solda", aquele vidro escuro que cobre o visor dos capacetes de proteção usados por soldadores profissionais. Você pode encontrá-los em casas de material para construção a menos de R$ 10 cada. Se você for mesmo procurar um, compre o número 14, que é o mais escuro de todos. Não perca, pois o próximo só em 13 de novembro de 2032! Este é o quarto deste século, com 13 trânsitos do planeta.

 

Legenda

Opção segura para ver o fenômeno, é usar a lente de soldador. (Foto Ilustrativa).

 



fonte: G1 com Redação



anuncie JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados