Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Prevenir é o melhor negócio
Data:24/10/2019 - Hora:14h56

Inúmeras empresas, Brasil afora, passam por dificuldades. Má gestão, falta de planejamento, briga entre sócios, problemas tributários, forte concorrência e baixa lucratividade são algumas das causas que levam à liquidação – muitas vezes precoce – de empreendimentos. A crise econômica dos últimos anos e a consequente retração do mercado agravaram o cenário, obrigando muitas companhias a recorrerem à recuperação judicial. De pequenas a gigantes, encontraram nesse instituto uma chance de salvaguarda para seus negócios. No entanto, recente pesquisa do Observatório de Insolvência da PUC-SP aponta que apenas 18,2% das empresas paulistas acabam não indo à falência. Ou seja, é uma minoria que vence todas as etapas processuais, ganha fôlego, reestrutura-se e volta ao mercado. A maioria não tem a mesma sorte. Além disso, quase 60% das companhias que optam pela recuperação judicial encerram os procedimentos sem capacidade de investimento e geração de caixa. Os indicadores são de São Paulo, mas a realidade se replica em todo o País.

No Rio Grande do Sul, não é diferente: só em 2019, mais de 130 empreendimentos buscaram contornos na Justiça para evitar sua extinção. Muitos dos que estão prestes a entrar em colapso avaliam que a recuperação judicial é a única saída – e um dos agravantes é que os executivos esperam demais para tomar essa decisão, quando a situação já está quase irreversível. Mas há outra forma? Como evitar que a crise leve à morte da empresa? A reestruturação financeira, estratégica e operacional é um dos caminhos consistentes para trazer vida aos empreendimentos. Diagnosticar os problemas, promover auditorias, rever processos de gestão e ativar ferramentas para melhorar a performance interna são receitas para fugir da judicialização e dar eficiência fiscal e societária. O grande desafio, portanto, está em antecipar o movimento do mercado e resguardar aquele que – notadamente – é o coração da companhia: o caixa. Para protegê-lo, é preciso ser eficiente e avançar em competitividade tecnológica, definir estratégias de inserção no mercado, qualificar a gestão de pessoas e melhorar os processos. Bem antes de a condição se tornar insustentável. Em tempo: recorrer à Justiça é uma importante saída. Fundamental, muitas vezes. Mas, sem sombra de dúvidas, a prevenção ainda é o melhor negócio. ***___Juliana Biolchi é Advogada




fonte: Juliana Biolchi



rotary anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados