Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Se liga, Macanudo!
Data:22/10/2019 - Hora:10h03
Se liga, Macanudo!
Reprodução Web/Montagem

Em tempos de internet, vamos de saudade que não paga imposto, mas também não dá pau, viajando no tempo de Cáceres anos 70 do século XX, um mate na estância com o bagual Aderbal Michelis, barriga verde de Araranguá, na faixa dos 11 metros, reciclando com  cobra 148-GTL e seus velhos filamentos, sem o freio de voz, quebrando o galho com uma bigode de gato ou uma vert-torta feita com uns tubos de PVC e dois tubos de alumínio. Ele era um gênio e passava noites a fio modulando nos 40 com todo mundo e seu Raimundo na canaleta 35 corujando a turma do grupo do pavio curto antes de dormir ouvindo o senhor "Guerreiro cansado" passar um preto no saco enquanto solicitava espaço de mic com macanudos da subida da serra até barra de Santa Cruz. E a gente ficava no QTH, sempre no QAP aguardando um QRU da polaca Orfélia, para desligar a trapizunga no QRT. O perneta deve estar matando saudades dos viventes da época, sem chances pra munheca, só tinha lugar macanudo, que no mormaço batia poeira, soltando as rédeas num 73 pra todos e ... Câmbio-Espada no alvorecer que a noite é uma criança, pois não é? Claro que este preâmbulo depende de tradução no rodapé do papo reto, já que estamos há cerca de meio século das mandracadas do Catarina saudoso Aderbal, que Deus o tenha, com certeza modulando as ondas do éter celestial ao lado da sua eterna Orfélia, igualmente eterna em nossa memória, com certeza pela maioria dos cacerenses que por décadas aprendeu a amar e admirar o saudoso casal, cujo legado às comunicações, faz parte dos anais da princesinha do Rio Paraguai. Seu Aderbal, macanudo pós Rondon, será lembrado com especial destaque pelo menos três dias durante o ano, no 5 de novembro, Dia Nacional, 18 de abril, Dia Mundial e neste 22 de outubro, Dia Internacional, todos, dedicados ao Radioamadorismo, uma das facetas do Mestre Michelis. Nesta arte, além de um hobby, ele curtia um verdadeiro passatempo científico e solidário nas ondas de radiofrequência, uma voluntária função social propagadora de mensagens ao gentio necessitado neste mundão, longe de tudo. Concluindo, os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora. Para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamador e nesta singela homenagem a um dos precursores das comunicações em Mato Grosso, Aderbal Michelis, queremos nas ondas de paz e amor, registrar nossa saudação aos radioamadores, de munheca de pau à macanudos, pela efeméride, Cambio!

N.T: Glossário - Perneta-Colega;Trapizunga-Aparelhagem de transmissão;Soltar a rédea-Acelerar; Munheca de pau-Operador novato; Macanudo- Operador experiente de rádio; Cambio espada-Mensagem longa; Bater poeira-Tomar banho; 73-Abraço; QTH - Local da estação; QAP - Permaneça na escuta; QRT - Vou parar de transmitir; QRU - Você tem algo para mim? E Câmbio, mesmo.




fonte: Da Redação



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
rotary alimento
High Society
Celebraram 55 anos de união pautada no amor, companheirismo e respeito o casal Antônio Mendes e Creuza, a quem enviamos nosso Destaque Especial do dia com votos de felicidades, rogando ao Criador que a chama desse amor continue brilhando e que a alegria se renove a cada dia fortalecendo essa linda união. Nosso brinde a vocês! Tim Tim!!! Uma semana regada de coisas boas a Luciane Castrillon por mais um ano de vida, ela que festejou no aconchego do lar, recebendo o carinho especial da família e rol de amigos.  Que essa data possa ser celebrada sempre com saúde, amor e realizações. Felicidades mil!  Felicitações a linda Vivian Rondon pela passagem do seu natalício. Que esse novo ano seja repleto de alegrias, saúde e prosperidades ao lado de sua família. Parabéns!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados