Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
A onça que lambia pé
Data:15/10/2019 - Hora:07h04

Cibalena  era um sujeito trabalhador, mas quando bebia saía da vendinha sem saber o rumo de casa. Uma noite, após a saideira, Cibalena despediu-se dos amigos e foi embora levando debaixo do braço uma garrafa de aguardente. Para encurtar caminho, resolveu ir pelo atalho que passava no meio da mata. As árvores deixavam a trilha escura; ele tropeçando, andava a passos lentos, até que numa clareira, avistou uma grande arapuca armada com uma galinha presa lá dentro. Alegre, imaginou que já estava garantido o almoço do dia seguinte. Mesmo porque, achado não é roubado...

—Quê qui ocê tá fazeno aí, suzinha, minha fia? Tá cum medo, não?

Povo fala qui esse mato é cheiim de onça e arma penada. A galinha cochilava e nem deu trela à falação do Cibalena. — Cê qué vimbora cumigo? Si quisé é só falá, qu’eu vô aí e disato ocê e levo pa minha casa. Qui ruindade fizero cocê, dexano aí pá sirvi de isca prus bicho...Ê povo marvado! As galinha tamém é fidideus, uai..Mais podexá, ieu ti sarvo e tiro ocê dessa friage, inté dô um golim dessa pinga procê isquentá o bico...

Decidido a levar a galinha, se abaixou e foi engatinhando para

resgatar a ave, porém, houve um imprevisto...A arapuca desarmou,

aprisionando-o. Cibalena gritou, esperneou e não conseguiu sair. Apenas seus pés ficaram fora das grades. Tonto, de bruços, o rapaz ouvia miados de gatos do mato, piados de coruja, canto de curiangos e uivos de lobo- guará. Depois que se acalmou um pouco, reatou a prosa com a companheira de penas. —Tá veno, Chiquinha, o qui ocê feiz? Num vô ti perduá nunca... Curpa sua ieu tô preso nessa gaiola, viu?

—Num dianta nada mi oiá cum esses zoim de pexe morto e nem pidi

discurpa. Agora tamu nóis dois aqui pá sirvi de cumê pas onça.

—Num fica caladinha assim, Sá, bebe mais um golim,tá sintino um

chêro de café torrado? Ah, num tem nariz, né? Ieu tô! Crendeuspai, onça é qui chêra assim... Chiquinha si ieu num tivesse fechado aqui, ieu ia rapá no pé. Minha nossinhora dos afritos mi acode!

Um arrepio lhe percorreu a espinha fazendo-o entrar em pânico.

Imobilizado, não podia se virar e ver o animal, mas sentiu um

focinho frio fungando nos seus pés. — Chiquinha...Num oia agora, ieu tô achano que tem um trem quereno mi cumê...Tá lembeno o meu pé isquerdo...Ihh! Agora lembeu o outro e deu uma murdidinha no dedão... Aiiii! Tá fazeno cosquinha...Manda essa onça fedazunha pará, Chiquinhaaaa!!

Cibalena gritava sem conseguir se mexer, se sentia prestes a perder

os dois pés, que estavam sendo lambidos e, na falta de coisa melhor,

iam virar comida de onça. —Se ieu num tivesse ingastaiado aqui, cê ia vê, ieu ia deitá o braço nessa onça, rolá no chão e tirá o côro dela, cê ia vê só... Uai, num tô sintino mais os meus pé! Acho qui ela já cumeu os dois duma bocada só...—Chiquinha...Cumé qu’eu vô carçá as butina amanhã cedo? Ao amanhecer, os biólogos que estudavam os hábitos do lobo-guará da Serra da Canastra, encontraram Cibalena preso na armadilha. Ele estava em estado de choque, com os olhos arregalados e, quando foi retirado lá de dentro, não disse uma palavra: saiu correndo e sumiu no mato.***___ Enviado por Maria Mineira.

 



fonte: Maria Mineira



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados