Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Especial Cáceres: Galeria: Cá - Sêres Famosos!
Data:04/10/2019 - Hora:12h38

Difusora, no vácuo da TransLíder

 

Como bem recorda Paulo Fanaia, geógrafo e saudosista por excelência, um mestre na singeleza de resgatar o passado via pesquisas, sempre é bom mergulhar na maquina do tempo e reviver (palíndromo) de meados do século XX, escutando a Rádio Translider, de Aderbal e Orfélia, curtindo e ouvindo canções com requinte de bom gosto e qualidade com bandas e cantores que marcaram épocas de grandes melodias como: Banda Status, Jacildo e seus rapazes, Renato e seus Blue Caps, Roberto Carlos, Paulo Sérgio, Rita Pavoni, Gigliola Cinquetti, Wanderley Cardoso, Jezebel Deluque nas tardes do cine Copacabana, Secos e Molhados, Jerry Adriani, quantas saudades, não é mesmo? Abrimos com este parêntesi, com Fanaia e a TransLider, para homenagear os decanos das comunicações.

Se a TransLider foi a precussora, (década de 70 do século XX) adentrando o vácuo sequente, no ar, a Radio Difusora de Cáceres constituída em junho de 1974, (família Amaral Vignardi - Ivo / Maridalva) foi inaugurada com as bênçãos do Padre Ives Terral, no dia 1º de Maio de 1978, quando Cáceres comemorava seu bicentenário. A Rainha do Rádio Maridalva Amaral Vignardi, comanda a Difusora 41 anos, com a experiência cuja marca é o sucesso em todos os quadrantes do éter.  (Colaborou Wilson Kishi-Zainews).

 

A Infovia de Gonzaga Júnior

 

No dia 17 de julho de 1994 o jornal Folha de S.Paulo dedicava a edição dominical do seu caderno Mais! à superinfovia do futuro e anunciava o nascimento de uma nova forma de comunicação que ligaria por computador milhões de pessoas em escala planetária, mas o grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996, quando pelo crescimento natural do mercado, a internet brasileira crescia vertiginosamente e quatro anos após, no limiar do século XXI, Cáceres embarcava na midia virtual (2002) com o site do Correio Cacerense, seguida do JornalOeste em 2004, através da visão jornalística de Chuenlay Marques Gonzaga Jr, que se tornou um dos maiores da  região sudoeste de Mato Grosso. Polêmico jornalista, natural de Mirassol D’Oeste, Gonzaga Júnior milita nesta área desde 1986, com passagens pelos principais veículos de comunicação de Mato Grosso, registros de assessor da Assembleia Legislativa, Governo do Estado e da Federação das Indústrias, Unemat, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural e prefeitura de Cáceres. Gonzaga Junior é um referencial do jornalismo  digital de Mato Grosso, o precussor do jornalismo digital em Cáceres e região, na editoria do JornalOeste.com.br.

 

 

Esdras o Aedo Paulistaneiro

Mais de 3 décadas em Cáceres,o paulista de Presidente Prudente, Esdras Crepaldi, ex-pau rodado que comeu cabeça de pacu e ficou por estas bandas, é professor, jornalista, radialista, poeta, mestre de cerimônias (MC), e já adotou Cáceres como sua terra, haja vista estar na Princesinha do Rio Paraguai desde 11 de abril de 1.988. Ex-funcionário público municipal e estadual, Esdras já prestou serviços na área de educação na prefeitura de Cáceres, escolas Onze de Março, Raimundo Cândido dos Reis, CEJA Milton Curvo, Agrotécnica Federal e Unemat. Durante 15 anos foi técnico das seleções de basquete de Cáceres e por dois anos, preparador físico do Cáceres Esporte Clube. Na mídia, atuou nas Rádios Difusora e Club FM, TVs Descalvados e Pantanal, assessorias de imprensa da Prefeitura, REDE Cemat e Juba Supermercados.

Âmcora apresentador do Programa Papo Legal na TV Descalvados-SBT atualmente, Esdras é autor dos Livros de poemas Alma, pela Lei de Incentivo à Cultura de Mato Grosso e Poesi-Brasil pela DGF Editora de Minas Gerais.

No social, Esdras foi professor voluntário de Esportes na USA, e, membro dos Lions Club de Cáceres e Lions Club Pantanal, sendo homenageado por esses feitos em 2013, com o título de Cidadão Mato-grossense pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Casado com a cacerense Luciana de Souza Gattass Crepaldi, é pai de quatro filhos, Yago, Bruna, João Vitor e Gabriel. Um show-man por excelência, Esdras Crepaldi, diz que viver em Cáceres é subtrair seus encantos e transformar sua essência em poesia, pois a cidade é irrigada pelo Rio Paraguai e aspergida com um belo pôr-do-sol, a extensão da sua alma, a alma pura de um poeta aedo paulistaneiro, vini-vidi-vinci.

 

Paulo Fanaia, Mandrake da Educação

 

Enciclopédia thcapa & Cruz, arauto pantaneiro de berço cacerense, pesquisador de quatro costados e visão de lince, Paulo Fanaia, formado em geografia e com mais de 3 décadas de profissão, é figura conhecida no estado, mestre em várias escolas cuiabanas, um dos fundadores do Colégio Master e na sua folha corrida, é fotógrafo, radialista, técnico em edificações e já foi correspondente esportivo de revistas como a Placar. Filho de professora, irmão, ptimo e neto de professores,  Paulo diz que educar sempre foi um dom na família, Em Cuiabá, lecionou nos colégios Cesário Neto, São Gonçalo, Objetivo, Padrão, Pernalonga, deu aulas na Unic e várias outras escolas durante a carreira. O Pantanal é uma das paixões do professor, que fundou a associação Amigos da Princesinha do Paraguai, que reúne a história de Cáceres e do Pantanal mato-grossense. O grupo se encontra a cada dois anos em um evento que relembra histórias e desencava relíquias, como trechos de jornais antigos, que mostram o comércio de escravos às margens do Rio Paraguai. De alma mecenas, Paulo Fanaia, (escusas), Mestre Paulo Fanaia, mantém um acervo particular que resgata históricos de Cáceres e Cuiabá. (Mariana Viana (Guru da Cidade).

 




fonte: Editoria



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Fazer aniversário é celebrar a vida. E no rol dos aniversariantes registramos Creuza Maciel que colheu mais uma rosa no jardim da vida recebendo o carinho especial dos filhos, nora, genro, netos e amigos. Parabéns por mais um ano de vida e que Deus lhe conceda mais, sempre felizes e com saúde! Felicidades para você Eliane Batista por este dia tão especial que é o seu aniversário. Parabéns, que você possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes. Que seu coração, esteja sempre em festa nesse ciclo que se inicia. Parabéns! Nossos parabéns é endereçado a querida Edileuza da Silva Oliveira, que apagou mais uma velinha ontem. Que esse novo ano seja de realizações, vitórias e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados