Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Demografia e Renda
Data:20/09/2019 - Hora:09h05

O processo evolutivo demográfico humano tem nos apresentadas várias nuanças. No Brasil, entramos no período de estabilização e daqui, para frente, começa os primeiros déficits de nascimento.           Analisando, classe por classe chegamos as seguintes conclusões: no topo da sociedade está nascendo menos gente, favorecendo a conservação do patrimônio e concentração de renda, concomitantemente, a manutenção do poder por gerações e gerações.       Na classe pobre, apesar da diminuição acentuada, ainda existem valores substanciais  de nascimentos. Tornando a pobreza vitaliza e encurtamento em demasia do capital a diminuição substancial de patrimônio. Como dizia Machado de Assis "não vou deixar o legado de minha pobreza para ninguém". Na classe média, as famílias estão perdendo a gordura de riquezas, para passar a gerações futuras, ficando a classe desprotegidas. Na  atualidade, sem musculatura patrimonial, a classe média apenas sobrevive, sem reservas. No futuro nem mesmo isso conseguirá, Existe a meritocracia, para amenizar a deterioração do patrimônio da classe média. Mas, a meritocracia não é instrumento ideal da construção de patrimônios, e, sim de manutenção de status e não de acumulação de riquezas. No topo da pirâmide  vemos uma situação confortável de seus membros. Mostra que o ciclo será longuíssimo e dentro da normalidade o poder econômico vitalício.          

Na classe média, com seu achatamento será vitima do sistema mundial econômico. A antiga aristocracia rural, com as dadivas patrimoniais, tinha gordura até excessiva, para queimar de riquezas,  perpetuando varias gerações. Hoje, sobrevive com dificuldades e sem gordura para queimar.  Terá que mudar de instrumento de sobrevivência sem preparar. Para isto, na atualidade terão obstáculos quase intransponíveis nas novas décadas deste novo milênio. Não quer dizer, que o patrimônio herdado de gerações passadas, agora findáveis faz toda a classe passar, automaticamente, para meritocracia.  A transformação não é momentânea e nem imediata, depende dos requisitos de dadivas naturais  superiores. O mundo tende a encolher demograficamente. Mas, a concentração do poder, sem mudanças abruptas, terá vida pelos menos, nestes cinquenta anos vindouros.           

Estamos na era das exceções. Apesar do sistema democrático, a plutocracia terá saudável e longa existência. A macroeconomia favorece a multiplicação de capitais. O poder econômico é a perola intocável, que mais valoriza o sistema, onde atraem como um imã, o poder politico e vivencial. A concentração de três poderes no topo da sociedade, criará um macro poder que invadirá gerações, mantendo o ciclo fechado por séculos. ***___Juarez Alvarenga é advogado e escritor.

 

 




fonte: Juarez Alvarenga



JBA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados