Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Sistema carcerário do TJ/MT visita os presídios em Cáceres
Data:10/09/2019 - Hora:10h02
Sistema carcerário do TJ/MT  visita os presídios em Cáceres
TJ/MT

Na última sexta-feira (6), a equipe do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso esteve em visita o Centro de Ressocialização, conhecido Cadeião do Nova Era de Cáceres e a cadeia pública feminina do município, onde algumas frentes de ressocialização, são desenvolvidas intra e extra-muros, com o intuito de reinserir aqueles que cometeram crimes e que, no futuro, voltarão ao convívio em sociedade.

Um dos recuperandos que está aproveitando a oportunidade para desenvolver uma atividade fora das celas é o pedreiro Evandro Santos Souza, 30. Na unidade, ele utiliza seus dias para desenvolver atividades de artesanato. Os produtos, como tapetes, são vendidos por familiares. "Isso é muito bom, porque fazer artesanato distrai a mente da gente e a gente se ocupa mais. A gente faz os materiais e manda para as nossas famílias, o que elas vendem ajuda a gente aqui dentro”, explicou.

Na prisão, ele também aproveita a oportunidade para estudar. “É ótimo, porque o que perdemos no passado na escola, podemos recuperar aqui dentro”, complementou.

Na cadeia feminina, 20 mulheres também aproveitam a chance de estudar, entre elas a jovem Narrara Santos,  27. “Para mim, é importante porque é um modo de passar o tempo. Lá fora, no dia a dia, é corrido, e aqui dentro temos momentos em que podemos refletir sobre o que a gente quer para o nosso futuro e a escola é importante por isso, pra gente ver até onde a gente quer chegar, o que a gente quer daqui para frente na nossa vida. Quando sair daqui pretendo dar continuidade a um projeto, um aplicativo de mobilidade urbana que eu criei”, planeja.

É justamente para conhecer o trabalho desenvolvido na unidade que o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (GMF/TJMT) visita as unidades do interior, com a comitiva, liderada pelo desembargador Orlando Perri e pelo juiz Geraldo Fidélis, supervisor e coordenador do GF, respectivamente. Conforme ressaltou Perri, a segurança pública deve começar pelo sistema prisional, que deve prepará-los para o retorno à sociedade, que se dá através do estudo, da qualificação profissional e, acima de tudo, do trabalho.

Para  o juiz Geraldo Fidélis apesar do padrão muito bom já obtido pela unidade prisional, é preciso ir além. “Muito já se galgou na busca de recuperar pessoas através do trabalho e do estudo, mas tem chão pela frente ainda. Todo mundo trabalhando, é o que almejamos para todo o Estado”, enfatizou.




fonte: TJ/MT com Redação



JBA AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Elegante e lindíssima Gessica Simoncele oficializou união com Igor de Souza em cerimônia preparada com muito carinho para o grande dia. Na presença de familiares, amigos e padrinhos selaram o amor. Felicidades ao casal.  Aniversariante do dia Marisa Klein Dias que recebe o carinho especial do esposo Claudio, filhos e rol de amigos. Essa coluna deseja um ano de vitórias e muita saúde. Um brinde a você...Tim tim! Empreendedora de visão, Beatriz Tavares inaugura hoje o novo espaço da Casa Marquesa com inovações agregando valores ao seu negócio. Na oportunidade recebe os clientes e amigos no fim da tarde com um coquetel. Sucessos!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados