Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Sistema carcerário do TJ/MT visita os presídios em Cáceres
Data:10/09/2019 - Hora:10h02
Sistema carcerário do TJ/MT  visita os presídios em Cáceres
TJ/MT

Na última sexta-feira (6), a equipe do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso esteve em visita o Centro de Ressocialização, conhecido Cadeião do Nova Era de Cáceres e a cadeia pública feminina do município, onde algumas frentes de ressocialização, são desenvolvidas intra e extra-muros, com o intuito de reinserir aqueles que cometeram crimes e que, no futuro, voltarão ao convívio em sociedade.

Um dos recuperandos que está aproveitando a oportunidade para desenvolver uma atividade fora das celas é o pedreiro Evandro Santos Souza, 30. Na unidade, ele utiliza seus dias para desenvolver atividades de artesanato. Os produtos, como tapetes, são vendidos por familiares. "Isso é muito bom, porque fazer artesanato distrai a mente da gente e a gente se ocupa mais. A gente faz os materiais e manda para as nossas famílias, o que elas vendem ajuda a gente aqui dentro”, explicou.

Na prisão, ele também aproveita a oportunidade para estudar. “É ótimo, porque o que perdemos no passado na escola, podemos recuperar aqui dentro”, complementou.

Na cadeia feminina, 20 mulheres também aproveitam a chance de estudar, entre elas a jovem Narrara Santos,  27. “Para mim, é importante porque é um modo de passar o tempo. Lá fora, no dia a dia, é corrido, e aqui dentro temos momentos em que podemos refletir sobre o que a gente quer para o nosso futuro e a escola é importante por isso, pra gente ver até onde a gente quer chegar, o que a gente quer daqui para frente na nossa vida. Quando sair daqui pretendo dar continuidade a um projeto, um aplicativo de mobilidade urbana que eu criei”, planeja.

É justamente para conhecer o trabalho desenvolvido na unidade que o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (GMF/TJMT) visita as unidades do interior, com a comitiva, liderada pelo desembargador Orlando Perri e pelo juiz Geraldo Fidélis, supervisor e coordenador do GF, respectivamente. Conforme ressaltou Perri, a segurança pública deve começar pelo sistema prisional, que deve prepará-los para o retorno à sociedade, que se dá através do estudo, da qualificação profissional e, acima de tudo, do trabalho.

Para  o juiz Geraldo Fidélis apesar do padrão muito bom já obtido pela unidade prisional, é preciso ir além. “Muito já se galgou na busca de recuperar pessoas através do trabalho e do estudo, mas tem chão pela frente ainda. Todo mundo trabalhando, é o que almejamos para todo o Estado”, enfatizou.




fonte: TJ/MT com Redação



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
O aniversário é aquela data que muitos esperam o ano todo por ela, por ser o dia ideal para reunir todas as pessoas que amamos e celebrar por algo tão incrível que é a vida! E quem festejou mais uma primavera, foi a querida Maira Cristina Mauriz Pinheiro, que recebeu o carinho especial do maridão, filho e amigos. Que Deus lhe presenteie com um ano recheado de alegrias e vitórias.    Vivas a aniversariante Maria das Graças da Silva Vidal. Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade. Que este dia de festa e comemoração seja repleto de diversão e alegria, assim como os dias que virão. Feliz Aniversário! Na foto com o esposo Eliseu. No rol dos aniversariantes registramos Claudionor Duarte recebendo os parabéns e abraços da família e amigos. Todos os grandes desejos começam no coração. E de coração eu te desejo: Feliz Aniversário!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados