Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Queimada deixa rastro de destruição e animais mortos
Data:10/09/2019 - Hora:09h35
Queimada deixa rastro de  destruição e animais mortos
Divulgação

Uma Área de Preservação Ambiental (APA) na cabeceira do Rio Cuiabá foi atingida por um incêndio florestal no último sábado (7), já tendo queimado 100 hectares no Parque Sesc Serra Azul, na região de Nobres, e 10 mil hectares de pastagem em áreas vizinhas. O fogo teve início no domingo (1º), numa área de proteção ambiental e acabou avançando. As chamas se alastraram rapidamente e também atingiram uma área de pastagem. O fogo destruiu áreas de pasto e de vegetação  nativa, indo em direção ao Sesc Serra Azul. No início da manhã de quinta feira, (5), equipes do Exército, com 22 militares, e da Sema, com dois agentes, reforçaram o efetivo de 14 bombeiros militares e dez brigadistas do Sesc no combate às chamas.

Por ser uma região de morros e muito acidentada, as equipes que fazem o combate por terra enfrentam dificuldades. Devido às condições do incêndio foi solicitado reforço. Como o Parque está sobre gerência do Sesc Pantanal, os brigadistas das unidades de Poconé e Barão de Melgaço também estão atuando no combate às chamas. O Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) realizou um sobrevoo no início do dia de monitoramento da região a fim de dar continuidade às ações de combate e controle do incêndio florestal que atingem a área de proteção ambiental cabeceiras do Rio Cuiabá e propriedades circunvizinhas.

Durante o sobrevoo foi identificado que um dos focos do incêndio tinha a possibilidade de ultrapassar a estrada, mesmo depois de ter sido alargada. Apesar da visibilidade estar baixa, devido ao acúmulo de fumaça, foi realizado combate aéreo conciliado com o terrestre para conter o incêndio. Já no início da tarde, após a melhora da visibilidade, a tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar realizou mais um sobrevoo com o intuito de levantar informações para subsidiar a distribuições de equipes em solo e redefinição do planejamento a ser executado.

Após o voo, o comandante do GAvBM empregou as aeronaves de combate em conjunto com as equipes distribuídas em campo para combater uma frente que desceu a serra, atingiu uma grande área de pasto de propriedades rurais, oferecendo risco a animais e residências. A resposta aérea junto com o trabalho de construção de aceiros contiveram a frente de incêndio principal, minimizando os impactos.

Foram utilizadas 2 aeronaves de combate, 3 veículos auto-rápido florestal, 1 caminhão-tanque para abastecimento de combustível de aeronave, 1 caminhão-pipa com 8 mil litros de água, 2 caminhões com tanque reboque com 3 mil litros, uma estrutura de piscina com capacidade para 15 mil litros de água, 22 militares do Exército e 2 agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), além do apoio das fazendas circunvizinhas. Foram lançadas cerca de 40 mil litros de agentes extintor água.

 



fonte: G1-MT com Redação



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Elegante e lindíssima Gessica Simoncele oficializou união com Igor de Souza em cerimônia preparada com muito carinho para o grande dia. Na presença de familiares, amigos e padrinhos selaram o amor. Felicidades ao casal.  Aniversariante do dia Marisa Klein Dias que recebe o carinho especial do esposo Claudio, filhos e rol de amigos. Essa coluna deseja um ano de vitórias e muita saúde. Um brinde a você...Tim tim! Empreendedora de visão, Beatriz Tavares inaugura hoje o novo espaço da Casa Marquesa com inovações agregando valores ao seu negócio. Na oportunidade recebe os clientes e amigos no fim da tarde com um coquetel. Sucessos!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados