Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Reub
Empaer avalia espécies de bananas em Cáceres
Data:05/09/2019 - Hora:08h18
Empaer avalia espécies  de bananas em Cáceres
Empaer

Há 20 anos realizando a avaliação de cultivares de bananeira no Estado de Mato Grosso, o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Humberto Carvalho Marcílio, apresenta uma Unidade Demonstrativa com uma coleção de 50 cultivares de banana dos tipos Maçã, Prata, Nanica, Terra e outras.

O trabalho de pesquisa é realizado no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer em Cáceres, com o objetivo de identificar cultivares com características agronômicas e comerciais que possam ser recomendadas aos agricultores familiares.

De acordo com Humberto, esse é um trabalho em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que inseriu o Estado na Rede Nacional de Avaliação de Cultivares de Plátano (banana da terra). Ele explica que a finalidade principal do trabalho é apoiar o processo de desenvolvimento da bananicultura de subsistência e comercial, com ações de pesquisa para selecionar cultivares mais produtivas e resistentes às principais doenças fúngicas, como a Sigatoka Negra.

Marcílio explica que apesar das boas condições para o cultivo de plátanos no Estado, houve uma redução da área plantada, ocasionada principalmente pela utilização de cultivares que apresentam baixo potencial produtivo e suscetibilidade às doenças e pragas, constituindo uma das principais causas do declínio no rendimento da bananicultura no estado de Mato Grosso.

Entre os trabalhos realizados no Centro de Cáceres, o pesquisador também mostra o sistema de plantio adensado, que é uma estratégia para aumentar a produtividade, além de melhorar o aproveitamento da mão-de-obra, insumos e reduzir custos com o controle de plantas invasoras.

Durante a pesquisa com a bananeira Farta velhaco, foi selecionada a densidade de 2.667 plantas por hectare como a melhor alternativa para o plantio adensado em cultivo anual, pois além de aumentar consideravelmente a produção, manteve a boa qualidade dos frutos, atendendo as exigências do mercado regional.

Segundo Marcílio, para a utilização do plantio adensado é necessário que as condições de solos sejam favoráveis (textura mista, profundidade, bom teor de matéria orgânica e boa drenagem) e que sejam aplicadas práticas culturais de correção do solo e adubação. Ele destaca que é importante seguir as recomendações para a cultura e viabilizar a instalação de um sistema de irrigação.

Para demonstrar os trabalhos de pesquisa e as novas tecnologias adotadas no cultivo de bananeira tipo Terra, no dia 11 de outubro será realizada uma visita técnica no Centro de Cáceres. Os participantes percorrerão cinco estações, que abordarão os seguintes temas: controle biológico de baixo custo de pragas e doenças da bananeira, Rede Nacional de Avaliação de Plátanos, genótipos promissores para o Estado, cultivo adensado, controle biológico da broca da bananeira e controle químico da Sigatoka Negra.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Elegante e lindíssima Gessica Simoncele oficializou união com Igor de Souza em cerimônia preparada com muito carinho para o grande dia. Na presença de familiares, amigos e padrinhos selaram o amor. Felicidades ao casal.  Aniversariante do dia Marisa Klein Dias que recebe o carinho especial do esposo Claudio, filhos e rol de amigos. Essa coluna deseja um ano de vitórias e muita saúde. Um brinde a você...Tim tim! Empreendedora de visão, Beatriz Tavares inaugura hoje o novo espaço da Casa Marquesa com inovações agregando valores ao seu negócio. Na oportunidade recebe os clientes e amigos no fim da tarde com um coquetel. Sucessos!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados