Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
China, África e Mato Grosso
Data:30/08/2019 - Hora:09h37

A China caminha para ser a grande potência do século 21. Entre outras andanças busca também lugares com abundância de terras para alimentos, petróleo e minérios para assegurar essa expansão econômica. Trabalha num projeto chamado Nova Rota da Seda ou One Belt, One Road, em que aplicaria mais de um trilhão de dólares em infraestrutura pelo mundo. A África está incluída nesse projeto, a América Latina nem tanto. Fiquemos somente no caso da África. Se lá o mercado comprador não é tão forte assim, por que a China estaria investindo tanto ali em ferrovias, estradas e portos? Para analistas do assunto a China tem interesse maior em um lugar com terras abundantes para produzir alimentos para um país de mais de 1.3 bilhões de gentes.

A China não quer ficar dependente em alimentos dos EUA ou da América Latina. Quer diversificar o máximo possível os lugares onde buscar alimento pelo mundo. E a África pode ser essa nova frente. A África tem mais terra disponível para a agricultura do que o Brasil. A FAO diz que, somente em Angola, de 124 milhões de hectares no país, 59 milhões de hectares estão disponíveis para agricultura. Só um país possui praticamente toda terra agricultável que MT tem. Produtores rurais do estado dizem que as terras da África levariam bastante tempo para produzir o que se produz no Brasil. Especialistas advertem que adubagem e sementes apropriadas podem surgir a qualquer momento e provocaria uma revolução agrícola naquele continente. E se universidades na China estiverem trabalhando para encontrar meios para se ter uma forte produção agrícola na África? E se houver um boom agrícola por lá? A competição forçaria os preços das commodities para baixo aqui e no mundo. MT estaria preparado para esse novo contexto?

Não esquecer que a África está mais perto da China do que do Brasil. Não esquecer ainda que a Rússia abriu para os chineses a parte mais agricultável daquele país, incluindo plantio de soja e milho, com mais de 43 milhões de hectares disponíveis. Tem pesquisadores brasileiros mostrando esse perigo para a agricultura no Brasil. Gentes que conhecem este assunto e trás dados sempre novos e atualizados. Um deles, Edmundo Lima Porto, manda um recado explicito para Mato Grosso.

Copio o que disse: “se MT não investir pesadamente na agregação de valor em sua produção o que se verá em muito pouco tempo é a corrosão do valor patrimonial das terras e a inviabilidade de muitos produtores”. Continua dizendo que nem com subsídios ou até infraestrutura adequada o setor não seria competitivo se continuar produzindo só in natura. O recado é claro: se não industrializar parte da produção do campo, se continuar como é agora, além de perder mercados, o preço da terra aqui também despencaria. Antes que isso ocorra o bom senso recomenda investir na agroindústria estadual, inclusive para manter ou aumentar o valor da terra no estado.  ___***Alfredo da Mota Menezes é doutor em História da América Latina pela Tulane University, EUA, foi professor titular na UFMT e já publicou diversos livros.




fonte: Alfredo da Mota Menezes



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados