Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Reub
Alunos do Núcleo Clarinópolis fazem aula de campo na Fazenda Jacobina
Data:24/08/2019 - Hora:09h18
Alunos do Núcleo Clarinópolis fazem aula de campo na Fazenda Jacobina
Esdras Crepaldi

Na última quinta-feira (22), alunos das escolas municipais Clarinópolis e Soteco, que integram o Núcleo de Clarinópolis, participaram de uma aula campo na Fazenda Jacobina, um dos maiores atrativos culturais, históricos e turísticos de Cáceres e um dos símbolos do Brasil colonial.

A ação pedagógica culmina com o encerramento do projeto de História, “Viagem no Tempo”, desenvolvido nas unidades escolares.

Conforme pesquisa realizada pelas escolas, a Fazenda Jacobina foi um importante estabelecimento produtor de charque e de açúcar. Abastecia grandes centros brasileiros e no final do século 19 a Jacobina era a mais rica fazenda da província, tinha 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e igual número de alforriados.

A construção da fazenda consiste em um importante sobrado colonial, feito com taipa de pilão, uma das tradicionais técnicas construtivas da época colonial.

Para o Professor Reginaldo Codeco, diretor do Núcleo Clarinópolis, esta foi uma viagem incrível que proporcionou aos alunos uma experiência de vida e de aprendizagem significativa. “Eles tiveram oportunidade de conhecer uma época muito importante da história de nosso país”, observou Reginaldo .

Para ele a aula de campo permitiu aos alunos verem de perto o que foi estudado em sala de aula. “As fazendas antigas oferecem um rico acervo histórico, entre utensílios e equipamentos de época. Os alunos ficaram maravilhados nesta viagem no tempo”, avaliou Codeco.

O diretor, os professores e alunos do núcleo Clarinópolis, registraram nas retinas e em imagens o que ainda se mantém vivo no local, a igreja com santos antigos, o casarão originalmente construído pelos senhores do engenho, parte de algumas senzalas, equipamentos usados pelo engenho, rodas de água que circulam e muitos atrativos naturais que embelezam o local.

Para o professor Wilton da Silva Campos, da escola Soteco, a experiência de poder apresentar este grande patrimônio e abordar diversos conteúdos da história e do local foi muito gratificante. “ A aula de campo foi bastante significativa e teve seus objetivos alcançados. Para os alunos, uma viagem inesquecível ao conhecimento”, ponderou Ilton.

Para a Secretária Municipal de Educação, Eliene Liberato Dias, este tipo de atividade pedagógica é um importante recurso didáticoe facilita a aprendizagem do aluno. “O Trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento. De parabéns a inciativa do Núcleo de Clarinópolis”, finalizou Eliene.

 




fonte: Esdras Crepaldi/SME



anuncie JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Elegante e lindíssima Gessica Simoncele oficializou união com Igor de Souza em cerimônia preparada com muito carinho para o grande dia. Na presença de familiares, amigos e padrinhos selaram o amor. Felicidades ao casal.  Aniversariante do dia Marisa Klein Dias que recebe o carinho especial do esposo Claudio, filhos e rol de amigos. Essa coluna deseja um ano de vitórias e muita saúde. Um brinde a você...Tim tim! Empreendedora de visão, Beatriz Tavares inaugura hoje o novo espaço da Casa Marquesa com inovações agregando valores ao seu negócio. Na oportunidade recebe os clientes e amigos no fim da tarde com um coquetel. Sucessos!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados