Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Reub
Operação desmonta muamba no presidio central de Cuiabá
Data:16/08/2019 - Hora:08h48
Operação desmonta muamba  no presidio central de Cuiabá
Sindispen

Diversos aparelhos eletrônicos, ventiladores, freezeres e geladeiras foram apreendidos em uma operação na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. A ação começou na terça-feira (13) e deve durar um mês, segundo estimativa do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT). Durante os 30 dias não haverá visitas.

A PCE tem capacidade para pouco mais de 800 presos e abriga cerca de 2.400 presidiários. A operação foi nomeada de 'Agente Elison Douglas'. O servidor foi assassinado em Lucas do Rio Verde, no dia 30 de julho. De acordo com o sindicato, a operação funciona da seguinte forma: os agentes penitenciários entram no corredor, retiram os presos de uma determinada cela e os colocam na quadra.

Cada preso sai com tudo que ele tem dentro da cela e, quando passam pelo agente, é revistado. O preso pode retornar com apenas o que é permitido dentro da PCE. Todo material proibido ou fora das regras é catalogado e entregue para a família do preso.

Alexandre Bustamante, secretário de Estado de Segurança Pública, informou que a PCE passa pela maior faxina já vista desde a sua criação, onde celas, blocos e alas estão sendo higienizadas, restauradas e reorganizadas. Destacou também que não há motivos para as famílias se preocuparem e que há muitas coisas dentro do presídio que não deveria estar.

“Estamos tirando todos os materiais de dentro das celas, reorganizando, pintando, tirando tomadas internas e melhorando a qualidade de ventilação. São hoje cerca de 2.400 reeducandos, então, imagina fazer uma obra dentro de casa com todas essas pessoas dentro, é complicado. Imagina esse tipo de trabalho,” concluiu.

O Secretário destacou que todo o processo está sendo acompanhado pelos órgãos de controle, como Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, afirmando que freezers, fogões e vários objetos velhos estão sendo retirados das celas, com permissão legal  e que as celas não terão mais energia elétrica. As tomadas internas estão sendo retiradas e os ventiladores, por exemplo, serão fixados na parede, como já é feito nos novos presídios.

A operação deve se estender por 30 dias e os agentes acreditam que durante esses dias será retirado tudo que é excesso, entre eles ventiladores, freezer, entre outros objetos. Na quarta-feira (14) famílias de presos fizeram protesto contra suspensão de visitas na PCE e ficaram na frente do Fórum de Cuiabá, quando cerca de 20 pessoas participaram de uma reunião com o Juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidelis pedindo que ele interceda junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, para que as visitas sejam autorizadas.

 



fonte: G-1/MT e GD. com Redação



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Elegante e lindíssima Gessica Simoncele oficializou união com Igor de Souza em cerimônia preparada com muito carinho para o grande dia. Na presença de familiares, amigos e padrinhos selaram o amor. Felicidades ao casal.  Aniversariante do dia Marisa Klein Dias que recebe o carinho especial do esposo Claudio, filhos e rol de amigos. Essa coluna deseja um ano de vitórias e muita saúde. Um brinde a você...Tim tim! Empreendedora de visão, Beatriz Tavares inaugura hoje o novo espaço da Casa Marquesa com inovações agregando valores ao seu negócio. Na oportunidade recebe os clientes e amigos no fim da tarde com um coquetel. Sucessos!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados